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dc.contributor.advisor1Medeiros, Flaviani Souto Bolzan-
dc.creatorAmaral, Bruna Daniele Costa do-
dc.date.accessioned2021-12-01T21:48:24Z-
dc.date.available2021-12-01T21:48:24Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationAMARAL, Bruna Daniele Costa do. Os desafios da adaptação dos docentes do ensino fundamental da rede pública diante da pandemia do COVID-19. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6098-
dc.description.abstractThe introduction of remote education in the year 2020 became a major milestone in history in the face of the spread of the highly contagious virus, Covid-19. Education as a whole was changed and both students and teachers had to adapt to a new reality imposed by the situation caused by the pandemic. In view of the above, the general objective of this article was to learn about the challenges faced by elementary school teachers from the state and municipal public school networks when facing the remote teaching modality, and as specific objectives: to verify the support infrastructure available for remote classes; to identify teachers' demands regarding digital accessibility; and to analyze the resources offered for teachers' technical training. In methodological terms, we adopted an applied research, qualitative in its approach, descriptive in relation to the objectives, using semi-structured interviews as an instrument for data collection. Among the main results obtained, we highlight the great lack of courses offered by the State and the municipalities to public school teachers, the lack of technical support in schools, the teachers' limitation in social isolation, and also, the lack of a digital didactic library in the public network. Therefore, we recommend the elaboration of public policies aimed at support activities and assistance in the use of electronic devices for educational purposes, courses that help in understanding the resources available in the platforms for teachers and students in the public network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRede públicapt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectPublic networkpt_BR
dc.titleOs desafios da adaptação dos docentes do ensino fundamental da rede pública diante da pandemia do COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of adapting public elementary school teachers to the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607360594925765pt_BR
dc.contributor.referee1Leães Junior, Walter Marçal Paim-
dc.contributor.referee2Goularte, Jeferson Luís Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268510307155862pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8533752721414589pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA inserção do ensino remoto no ano de 2020 tornou-se um grande marco na história diante da propagação do vírus altamente contagioso, a Covid-19. A educação como um todo foi alterada e tanto os estudantes como os professores tiveram que se adaptar a uma nova realidade imposta pela situação causada pela pandemia. Diante do exposto, este artigo teve como objetivo geral conhecer os desafios do corpo docente do ensino fundamental da rede pública de ensino estadual e municipal diante da modalidade de ensino remoto e como objetivos específicos: verificar a infraestrutura de apoio disponível para aulas remotas; identificar as demandas dos professores acerca da acessibilidade digital; e analisar os recursos oferecidos à capacitação técnica dos docentes. Em termos metodológicos, adotou-se uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa acerca da abordagem, descritiva em relação aos objetivos, utilizando como instrumento de coleta dos dados entrevista semiestruturada. Entre os principais resultados obtidos destaca-se a grande ausência de cursos através do Estado e dos municípios para os professores da rede pública, a falta de suporte técnico nas escolas, a limitação dos docentes no isolamento social, e também, a falta de uma biblioteca didática digital na rede pública. Portanto, recomenda-se a elaboração de políticas públicas voltadas às atividades de suporte e auxílio no uso de aparelhos eletrônicos para fins educativos, cursos que ajudem no entendimento dos recursos disponíveis nas plataformas para os docentes e para alunos da Rede pública.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

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