Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6093
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.creatorKwecko, Jocasta Rios-
dc.date.accessioned2021-11-24T21:59:39Z-
dc.date.available2021-11-24-
dc.date.available2021-11-24T21:59:39Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.citationKWECKO, Jocasta Rios . Sharechef : propostas interdisciplinares no ensino de língua inglesa por meio das metodologias ativas no contexto de ensino remoto. 148p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6093-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the application and analysis of an action research (THIOLLENT, 2002), developed in a private school in the city of Rio Grande – RS. The general objective of this research was to analyze the implementation of an interdisciplinary project, mediated by TDIC, through Active Methodologies in the context of emergency remote teaching, in order to verify the possible benefits and limitations of interdisciplinary activities in the teaching and learning process. of the additional language. Researches such as those by Moran (2018), Bottentuit Junior (2019) point out that active models provide the development of the student's protagonism in their learning process. To achieve the research objective, a pedagogical product organized from interdisciplinary activities was applied, in the light of the Project-Based Approach, through online teaching. The importance of active methodologies in the classroom was based on studies by Bottentuit Junior (2019), Moran (2018) and Valente (2018). The intervention took place over a period of five weeks, in the second half of 2020. In this study, the qualitative method was adopted for data collection and analysis. The following instruments were used for data collection: remote observation of classes, written and oral production of students, photographic record, and post-intervention questionnaires. The results showed that students developed linguistic skills and cultural knowledge, in addition to autonomy, criticality and creativity from the proposed activities, in addition to providing teachers with sharing pedagogical practices. Thus, the research concludes that the intervention played a significant role in the process of developing the protagonism of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectTDIpt_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.titleSharechef : propostas interdisciplinares no ensino de língua inglesa por meio das metodologias ativas no contexto de ensino remotopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciani Salcedo de-
dc.contributor.referee3Bottentuit Junior, João Batista-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação discute a aplicação e análise de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), desenvolvida em uma escola da rede privada do município de Rio Grande – RS. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a implementação de um projeto interdisciplinar, mediado pelas TDIC, sob a luz das Metodologias Ativas no contexto de ensino remoto emergencial, com o intuito de verificar os possíveis benefícios e limitações de atividades interdisciplinares no processo de ensino e aprendizagem da língua adicional. Pesquisas como as de Moran (2018), Bottentuit Junior (2019) salientam que modelos ativos proporcionam o desenvolvimento do protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem. Para alcançar o objetivo da pesquisa, aplicou-se um produto pedagógico organizado a partir de atividades interdisciplinares, à luz da Abordagem Baseada em Projetos, através do ensino online. Fundamentaram a importância das metodologias ativas na sala de aula estudos de Bottentuit Junior (2019), Moran (2018) e Valente (2018). A intervenção ocorreu durante um período de cinco semanas, no segundo semestre de 2020. Neste estudo foi adotado o método qualitativo para coleta e análise de dados. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação remota das aulas, produção escrita e oral dos alunos, registro fotográfico e questionários pós intervenção. Os resultados apontaram que os estudantes desenvolveram habilidades linguísticas e conhecimento cultural, além da autonomia, da criticidade e da criatividade a partir das atividades propostas, além de proporcionar aos professores o compartilhamento das práticas pedagógicas. Dessa forma, a pesquisa conclui que a intervenção desempenhou um papel significativo no processo do desenvolvimento do protagonismo dos discentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacao_final_jocasta.pdf13.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_jocasta_final.pdf12.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.