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dc.contributor.advisor1Hoff, Debora Nayar-
dc.creatorLeguiça, Ewerton Corrêa-
dc.date.accessioned2021-11-22T20:17:59Z-
dc.date.available2021-11-18-
dc.date.available2021-11-22T20:17:59Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationLEGUIÇA, Ewerton Corrêa. As políticas industriais e a evolução da estrutura e do desempenho do setor automobilístico brasileiro: uma análise para o período de 1990 a 2020. 169p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6092-
dc.description.abstractThe automobile industry in Brazil has great representation in the country's economy and development. Given this understanding, we seek to understand the entire historical context of the sector between 1990 and 2020, the period related to its creation, formation, and evolution to the present day. In addition, expose industrial policies to encourage the automotive industry and identify possible changes in the structure and performance of the sector throughout its trajectory in the country. The methodological procedures included surveys, selection and reading of books, scientific articles, theses, dissertations and sectorial studies, as well as primary data collection in magazines, newspapers, and secondary data collection with ANFAVEA, IBGE, IPEA and PIA. Afterwards, analyze the functioning of the sector through specific variables of structure, performance, Market Share and concentration indices. As main results, we note that the national automotive sector managed to consolidate its structures and develop its industrial activities, and part of this development was linked to the effects of targeted industrial policies, which contributed to regional deconcentration of companies and industrial units, and increased competition for market among automakers. Therefore, car assemblers do not only depend on specific policies aimed at the sector to achieve certain results, but also on a stable Brazilian and international scenario to achieve good results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria automobilística brasileirapt_BR
dc.subjectPolíticas industriaspt_BR
dc.subjectEstruturapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectBrazilian automotive industrypt_BR
dc.subjectIndustrial policiespt_BR
dc.subjectStructurept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleAs políticas industriais e a evolução da estrutura e do desempenho do setor automobilístico brasileiro: uma análise para o período de 1990 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8005915249042173pt_BR
dc.contributor.referee1Redivo, André da Silva-
dc.contributor.referee2Roncato, Patricia Eveline dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4493343317177008pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356397906456057pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA indústria automobilística no Brasil tem grande representatividade na economia e no desenvolvimento do país. Diante dessa realidade, buscamos entender todo contexto histórico do setor entre 1990 a 2020, período referente a sua criação, formação, e evolução até os dias atuais. Além disso, expor as políticas industriais de incentivo a indústria automotiva e identificar possíveis mudanças na estrutura e desempenho do setor ao longo de sua trajetória no país. Os procedimentos metodológicos abrangeram levantamentos, seleção e leitura de livros, artigos científicos, teses, dissertações e estudos setoriais, como também levantamento de dados primários em revistas, jornais, e levantamento de dados secundários junto à ANFAVEA, IBGE, IPEA e PIA. Logo depois, analisar o funcionamento do setor através das variáveis especificas de estrutura, desempenho, Market Share e índices de concentração. Como principais resultados, notamos que o setor automotivo nacional conseguiu consolidar suas estruturas e desenvolver suas atividades industriais, e parte desse desenvolvimento foi atrelado aos efeitos das políticas industriais direcionadas, no qual contribuíram para desconcentração regional das empresas e unidades industriais, e aumento da disputa de mercado entre montadoras. Portanto, as empresas montadoras de autoveículos não dependem somente de políticas especificas direcionadas ao setor para alcançarem determinados resultados, mas também, de um cenário brasileiro e internacional estável para atingirem bons resultados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Econômicas

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