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dc.contributor.advisor1Dutra, Vanessa Rabelo-
dc.creatorSilva, Natália Soares da-
dc.date.accessioned2021-11-16T18:15:10Z-
dc.date.available2021-11-12-
dc.date.available2021-11-16T18:15:10Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Natália Soares da. As fintechs como promotoras de inclusão financeira dos universitários da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. 35p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6082-
dc.description.abstractThe high unbanked population in Brazil has motivated competent bodies, such as the Central Bank of Brazil, to develop initiatives to reduce financial exclusion and encourage the full financial inclusion of Brazilians. Simultaneously, fintechs emerged, an innovation already consolidated in the financial market worldwide, and in Brazil, it has started to gain more space in the financial scenario after having its activities regulated in 2018. Considering the regulation and the importance of the effective financial inclusion of the Brazilian population, this study aimed to analyze how fintechs can promote the financial inclusion of undergraduate students of the Federal University of the Pampa- UNIPAMPA in the Brazilian financial system and identify the feeling of inclusion of these college students to different socioeconomic and demographic profiles. Therefore, quantitative analysis with a descriptive approach was used. We invited students to answer the survey using electronic questionnaires. Were answered a total of 241 questionnaires, reaching the calculated sample. The survey instrument was composed of 41 multiple choice questions and five-point Likert type scales (1 - I totally disagree to 5 - I totally agree). As a result, it was possible to identify that even college students who use fintechs and do not have their income can feel financially included. Thus, income is not a factor of financial exclusion for UNIPAMPA students. Therefore, we concluded that fintechs are effective instruments for the financial inclusion of college students and young people belonging to classes traditionally excluded by traditional financial institutions, such as low-income people and women.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesbancarizaçãopt_BR
dc.subjectBanco Central do Brasilpt_BR
dc.subjectInclusão financeirapt_BR
dc.subjectFintechspt_BR
dc.subjectStartups financeiraspt_BR
dc.subjectUnbankedpt_BR
dc.subjectBrazilian Central Bankpt_BR
dc.subjectFinancial inclusionpt_BR
dc.subjectFintechspt_BR
dc.subjectFinancial startupspt_BR
dc.subjectDesbancarizaciónpt_BR
dc.subjectBanco Central de Brasilpt_BR
dc.subjectInclusión financierapt_BR
dc.subjectStartups financieraspt_BR
dc.titleAs fintechs como promotoras de inclusão financeira dos universitários da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPApt_BR
dc.title.alternativeFintech as promoters of financial inclusion of university students of the Federal University of Pampa – UNIPAMPApt_BR
dc.title.alternativeFintech como promotores de inclusión financiera de estudiantes universitarios de la Universidad Federal del Pampa - UNIPAMPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3559511248101401pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2046765026347145pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Silvia Amelia Mendonça-
dc.contributor.referee2Sopeña, Mauro Barcellos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9972338678591669pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211894584505441pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA elevada população desbancarizada no Brasil motivou órgãos competentes, como o Banco Central do Brasil, a desenvolverem iniciativas que permitissem diminuir a exclusão financeira e incentivar a inclusão financeira plena dos brasileiros. Paralelamente a isso, surgem as fintechs, uma inovação do mercado financeiro que mundialmente já está consolidada, e no Brasil passou a ganhar mais espaço no cenário financeiro após ter suas atividades regulamentadas no ano de 2018. Considerando esta regulamentação, e a importância da efetiva inclusão financeira da população brasileira, este estudo teve como objetivo analisar como as fintechs podem promover a inclusão financeira de estudantes de graduação da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA no sistema financeiro brasileiro e identificar o sentimento de inclusão desses universitários segundo diferentes perfis socioeconômicos e demográficos. Utilizou-se a análise quantitativa com abordagem descritiva. Os universitários foram convidados a responder a pesquisa por meio de questionários eletrônicos. Foram respondidos 241 questionários, atingindo a amostra calculada, sendo constituído o instrumento de pesquisa por 41 questões de múltipla escolha e escalas do tipo Likert de cinco pontos (1 – discordo totalmente a 5 – concordo totalmente). Como resultado, foi possível identificar que mesmo os universitários usuários de fintechs que não possuem renda própria podem se sentir incluídos financeiramente. Assim, a renda não é fator de sentimento de exclusão financeira dos alunos da UNIPAMPA. Além disso, conclui-se que as fintechs são instrumentos eficazes para a inclusão financeira de estudantes universitários e jovens pertencentes a classes tradicionalmente excluídas pelas instituições financeiras tradicionais, como pessoas de baixa renda e mulheres.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
dc.description.ResumenLa elevada población no bancarizada en Brasil ha motivado a organismos competentes, como el Banco Central de Brasil, a desarrollar una serie de iniciativas para reducir la exclusión financiera y fomentar la plena inclusión financiera de los brasileños. Paralelamente, surgieron las fintechs, una innovación del mercado financiero que ya está consolidada en todo el mundo, y que en Brasil comenzó a ganar más espacio en el escenario financiero después de tener sus actividades reguladas en el año 2018. Teniendo en cuenta esta regulación, y la importancia de la inclusión financiera efectiva de la población brasileña, este estudio tuvo como objetivo analizar cómo las fintechs pueden promover la inclusión financiera de los estudiantes universitarios de la Universidad Federal del Pampa- UNIPAMPA en el sistema financiero brasileño e identificar el sentimiento de inclusión de estos estudiantes universitarios según diferentes perfiles socioeconómicos y demográficos. Se utilizó análisis cuantitativos con un enfoque descriptivo. Se invitó a los estudiantes a responder la pesquisa mediante cuestionarios electrónicos. Un total de 241 cuestionarios fueron respondidos, alcanzando la muestra calculada, estando constituidos por 41 preguntas de opción múltiple y escalas Likert de cinco puntos (1 - totalmente en desacuerdo a 5 - totalmente de acuerdo). Como resultado, fue posible identificar que incluso los estudiantes universitarios que utilizan las fintechs y no tienen renta propia pueden sentirse incluidos financieramente. Así pues, la renta no es un factor de exclusión financiera de los estudiantes de la UNIPAMPA. Además, concluimos que las fintechs son instrumentos eficaces para la inclusión financiera de los estudiantes universitarios y de los jóvenes pertenecientes a clases tradicionalmente excluidas por las instituciones financieras tradicionales, como las personas con baja renta y las mujeres.pt_BR
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TC_Natalia.pdfTCC Natália Soares da Silva - 2021601.49 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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