???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6051
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Investigação matemática na abordagem de progressões: uma análise documental
Autor(es): Meirelles, Aline Palma
Primeiro Orientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
3° Membro da banca: Aseff, Dionara Teresinha Aragon
Resumo: O presente trabalho tem como motivação o fato de que muitas vezes a Matemática escolar parece limitada à memorização e aplicação de fórmulas e algoritmos. Na maioria das vezes, tem-se a impressão de que os estudantes apenas reproduzem uma sequência de procedimentos em repetidas tarefas. A Investigação Matemática mostra-se como alternativa a esse modelo, pois propõe tarefas que levam à participação ativa e colaborativa dos estudantes no seu processo de construção do conhecimento matemático, sobretudo promovendo a busca pelos significados dos conteúdos, e não a centralidade na repetição de exercícios e aplicação de fórmulas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar se a forma como se apresenta o estudo das progressões, em sequências didáticas de Ensino Médio, favorece a descoberta de relações e o estabelecimento de conjecturas, em um processo de Investigação Matemática. Para isso será realizada uma pesquisa qualitativa tendo como técnica a análise documental. Os documentos considerados nessa análise são cinco livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação, no ano de 2018, através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Pretende-se, nesse processo de investigação, verificar como são desenvolvidas as sequências didáticas que abordam o estudo das progressões e, com olhar para aspectos relacionados à Investigação Matemática, mostrar de que forma esses materiais acolhem definições curriculares presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.
Abstract: The present work is motivated by the fact that school mathematics often seems limited to the memorization and application of formulas and algorithms. Most of the time, one gets the impression that students only reproduce a sequence of procedures on repeated tasks. Mathematical Investigation proves to be an alternative to this model, as it proposes tasks that lead to the active and collaborative participation of students in their process of building mathematical knowledge, especially promoting the search for the meanings of the contents, not the centrality in the repetition of exercises, and application of formulas. In this sense, the objective of this work is to verify in high school didactic sequences if the way they present themselves for the study of progressions favors the discovery of relationships and the establishment of conjectures, in a process of Mathematical Investigation. For this, a qualitative research will be conducted using the document analysis technique. The documents considered in this analysis are five textbooks approved by the Ministry of Education, in 2018, through the National Program of Books and Didactic Material (PNLD). The aim of this research process is to verify how the didactic sequences that approach the study of progressions are developed and, looking at aspects related to Mathematical Investigation, to show how these materials meet the curricular definitions of the Common National Curricular Base (BNCC) for high school.
metadata.dc.subject: Investigação matemática
Progressão aritmética
Progressão geométrica
BNCC
Mathematical investigation
Arithmetic progression
Geometric progression
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: MEIRELLES, Aline Palma. Investigação matemática na abordagem de progressões: uma análise documental. 57 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6051
metadata.dc.date.issued: 3-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Aline Meirelles 2019.pdf1.37 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???