???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6033
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Walter Firmo de Oliveira | - |
dc.creator | Silva, Rodholfo Arrais Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T17:49:38Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T17:49:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodholfo Arrais Ramos da. Como a música original contribui para a construção de sentido no cinema: considerações psicanalíticas e comunicacionais a partir do filme Blade Runner (1982). 2021. 52 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6033 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to seek approximations between the cinematographic montage and the spectators' experience in the film Blade Runner: The Final Cut. Through the approximation between sound and image, we seek to demonstrate how these two stimuli end up helping each other in the construction of meaning, either directly or indirectly. We used the cinematographic image from Marcel Martin, divided into three characteristics: material of figurative value, aesthetic of affective value, intellectual of significant value so that we can analyze the context in which the scenes are inserted. For this, we selected three different scenes, so that we can contextualize the way of these interactions with the audience, each scene having peculiarities and being presented in different ways, being how the interaction between dialogue and music is made explicit, or even the combination of visual elements and the soundtrack, analyzing the subjectivity present within this composition. We also use psychoanalysis to approach discussions about the film, understanding that the message that the film carries is intended through the subjectivity and uniqueness of each one, which makes the results turn out to be broad, dealing with music and its issues as unique, adapting to each viewer. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | pt_BR |
dc.title | Como a música original contribui para a construção de sentido no cinema: considerações psicanalíticas e comunicacionais a partir do filme Blade Runner (1982) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1014840902049703 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Denise Aristimunha de | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Marcelo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2557009746779086 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo buscar aproximações entre a montagem cinematográfica e a experiencia dos espectadores no filme Blade Runner: The Final Cut. Através da aproximação entre som e imagem, buscamos demonstrar a forma com que esses dois estímulos acabam se auxiliando na construção de sentido, seja de forma direta ou indiretamente. Utilizamos a imagem cinematográfica a partir de Marcel Martin, dividida em três características: material de valor figurativo, estética de valor afetivo, intelectual de valor significante, para que possamos analisar o contexto em que as cenas estão inseridas. Para isso, selecionamos três cenas distintas, para que possamos contextualizar a maneira dessas interações com o público, cada cena possuindo peculiaridades e sendo apresentadas de maneiras diferentes, sendo pela forma em que é explicitado a interação entre o diálogo e a música, ou até mesmo a junção de elementos visuais e a trilha sonora, analisando a subjetividade presente dentro dessa composição. Também usamos a psicanálise para abordar discussões a respeito do filme, entendendo que a mensagem que o filme carrega, é pretendido através da subjetividade e singularidade de cada um, o que faz com que os resultados acabem por ser amplos, tratando a música e suas questões como única, se adaptando a cada espectador. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Borja | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Publicidade e Propaganda |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Rodholfo Arrais Ramos da Silva 2021.pdf | 659.7 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???