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dc.contributor.advisor1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.creatorGarcia, Ana Paula Munhoz-
dc.date.accessioned2021-10-18T19:27:50Z-
dc.date.available2021-10-18T19:27:50Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationGARCIA, Ana Paula Munhoz. O Caso #VazaJato e a utilização de hashtags na construção de acontecimentos jornalísticos no Twitter. 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5968-
dc.description.abstractJournalism is an area of constant adaptations, with the insertion of the media in connected environments and, especially, in social networking sites, we can observe transformations in all production processes and, mainly, news consumption. This work aims to understand the operation and construction of the news fact in this connected environment through the mapping of the hashtag and the appropriations of the users of the social network platform, besides reflecting on the impact of this action on the configuration of the journalistic event, observing its particularities and the potential of the environment through social interaction and the creation of different narratives that surround the event. For this, the content analysis of the use of the hashtag #VazaJato on Twitter was carried out on two specific days. Notions such as social networking sites, networking events, affordances, among others, were deepened. It is concluded that the logic of the network, of collaboration, is not explored. The network is used more as a form of distribution, becoming a part of the journalistic production process. Journalism appropriates the hashtag to propagate the generated content, assuming an initial driving role, trigger, of the discussion, not as an intermediary of the debate that is built in the social environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.titleO Caso #VazaJato e a utilização de hashtags na construção de acontecimentos jornalísticos no Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897827813098852pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.contributor.referee1Brenol, Marlise Viegas-
dc.contributor.referee2Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7334957739147786pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO jornalismo é uma área de adaptações constantes, com a inserção dos meios de comunicação em ambientes conectados e, especialmente, em sites de redes sociais podemos observar transformações em todos os processos de produção e, principalmente, de consumo de notícia. Este trabalho tem como finalidade compreender o funcionamento e a construção do fato noticioso nesse ambiente conectado através do mapeamento da hashtag e das apropriações dos usuários da plataforma de rede social, além de refletir sobre o impacto dessa ação na configuração do acontecimento jornalístico, observando suas particularidades e as potencialidades do meio mediante a interação social e a criação de diferentes narrativas que circundam o acontecimento. Para isso, foi realizada a análise de conteúdo do emprego da hashtag #VazaJato no Twitter em dois dias específicos. Foram aprofundadas noções como sites de redes sociais, acontecimento em rede, affordances, entre outros. Conclui-se que a lógica da rede, de colaboração, não é explorada. A rede é utilizada mais como forma de distribuição, tornando-se uma parte do processo de produção jornalística. O jornalismo se apropria da hashtag para propagar o conteúdo gerado, assumindo um papel impulsionador inicial, de gatilho, da discussão, não de intermediador do debate que se constrói no ambiente social.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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