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dc.contributor.advisor1Matta, Isabela Braga da-
dc.creatorFernandes, Icaro Feldmann-
dc.date.accessioned2021-09-16T16:25:34Z-
dc.date.available2021-09-16T16:25:34Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.citationFERNANDES, Icaro Feldmann. Análise dos custos de frete para o escoamento da soja de Santana do Livramento até o Porto de Rio Grande. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5953-
dc.description.abstractThis case study is an analysis of freight costs for the flow of soybean produced in Santana do Livramento to Rio Grande, from where the commodity is exported. Aiming at the possibility of contributing to regional economic development, especially for the business of producers and local companies in the rural segment, the objective of this research was to identify the best way to transport the commodity to the port of Rio Grande in order to reduce costs. For this, issues related to the conjuncture of the Brazilian and Gaucho logistics infrastructure and its importance with soybeans were addressed, in addition to the impacts of this commodity on the national economy and the international market. Then, comparative freight data between Brazil and the United States were presented, which compete directly in the soybean market. For data collection, interviews were conducted via virtual questionnaires and phone calls with professionals working in companies in the logistics segment of Rio Grande do Sul, including carriers. The mixed approach was used for data analysis. At the end of this study, it was concluded that, for the flow of local soybeans to Rio Grande, road transport is currently the only alternative, because the complementary route of the rail modal is not justified, as it would increase freight costs. However, the Santana do Livramento-Cacequi railway line could be reactivated in the future if there is a significant increase in exportable agricultural production, so that it covers fixed costs to keep it in operation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCustos de Transportept_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectBusiness Administrationpt_BR
dc.subjectLogisticpt_BR
dc.subjectTransportation Costspt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.subjectSoybeanpt_BR
dc.titleAnálise dos custos de frete para o escoamento da soja de Santana do Livramento até o Porto de Rio Grandept_BR
dc.title.alternativeFreight costs analysis for the transportation of soybean from Santana do Livramento to the Port of Rio Grandept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7151850336393169pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mygre Lopes da-
dc.contributor.referee2Araujo, Cristiane Ferreira de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793809651987155pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0291552564345306pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso consiste em uma análise dos custos de frete para o escoamento da soja produzida em Santana do Livramento até Rio Grande, de onde a commodity é exportada. Visando a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento econômico regional, especial- mente para os negócios dos produtores e empresas locais do segmento rural, o objetivo desta pesquisa foi identificar o melhor modo para se transportar a commodity até o Porto de Rio Grande, a fim de reduzir custos. Primeiramente são abordados assuntos ligados a conjuntura da infraestrutura logística brasileira e gaúcha e sua importância junto à soja, além dos impactos desta commodity na economia nacional e no mercado internacional. Em seguida, são apresentados dados comparativos de fretes entre Brasil e Estados Unidos que disputam diretamente no mercado mundial da soja. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas via questionários virtuais e telefonemas junto a profissionais atuantes em empresas do segmento logístico gaúcho, incluindo transportadoras. Para a análise dos dados utilizou-se a abordagem mista. Ao final deste estudo, concluiu-se que para o escoamento da soja santanense até Rio Grande o frete rodoviário apresenta-se como única alternativa no momento, não sendo justificável o complemento via modal ferroviário, pois este elevaria os custos de frete. Contudo, há a possibilidade do trecho ferroviário que liga Santana do Livramento a Cacequi ser reativado futuramente, se houver um aumento expressivo da produção da cultura agropecuária regional passível de exportação, para que seja possível cobrir os custos fixos da linha férrea e mantê-la em operação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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