???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5947
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.creatorBonfanti, Bóris Ximendes-
dc.date.accessioned2021-09-03T19:35:41Z-
dc.date.available2021-09-02-
dc.date.available2021-09-03T19:35:41Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationBONFANTI, Bóris Ximendes. Da docência agenciada pelo ensino remoto: movimentos de uma matemática menor. 94 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5947-
dc.description.abstractThis dissertation presents movements of thought around minor mathematics amidst the pandemic times that forced the closing of schools and adoption of remote teaching. The main objective of this research was: problematize teaching and learning in the curricular field of mathematics by analyzing the production of teaching promoted by remote education in pandemic times, in order to think about other mathematics. Data production took place through documental analysis of math skills in the final years of Elementary School, a survey about the life of communities in the urban peripheries during the pandemic, with information obtained from the families of students in a public school where I worked as a math educator in 2020, and an online questionnaire answered by teachers who work in schools in the campanha gaúcha region. The absence of public policies on health, work, education, among other rights denied to urban peripheries populations, becomes even more evident in the pandemic. Serving neoliberal demands, teaching and learning take on the sense of recognizing skills and abilities. Movement that suspends minor mathematics, mathematics to come, to be forged as a war machine in adhesion to other forces, those that emanate from existences in the peripheries and by which daily strategies are invented to survive in the midst of chaos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsinar e aprender.pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectTeach and learnpt_BR
dc.subject. Mathematicspt_BR
dc.titleDa docência agenciada pelo ensino remoto: movimentos de uma matemática menorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.contributor.referee2Oliveira, Marta Elaine de-
dc.contributor.referee3Inocêncio, Adalberto Ferdnando-
dc.contributor.referee4Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta movimentos do pensamento em torno de uma matemática menor em tempos pandêmicos que forçaram o fechamento das escolas e a adoção do ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa foi: problematizar o ensinar e aprender no campo curricular da matemática ao analisar a produção da docência agenciada pelo ensino remoto em tempos pandêmicos, de modo a pensar matemáticas outras. A produção de dados se deu mediante análise documental das competências da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, um levantamento acerca da vida das comunidades das periferias urbanas durante a pandemia, com a obtenção de informações junto aos familiares dos/as estudantes de uma escola pública onde atuei como educador matemático em 2020, e um questionário online respondido por docentes que atuam nas escolas da região da campanha gaúcha. A ausência de políticas públicas de saúde, trabalho, educação, dentre outros direitos negados às populações das periferias urbanas, torna-se ainda mais evidente na pandemia. À serviço das demandas neoliberais, o ensinar e o aprender assumem o sentido de recognição de competências e habilidades para a formação de subjetividades auto-empreendedoras. Movimento que suspende a matemática menor, matemática por vir, a ser forjada como máquina de guerra em adesão à outras forças, aquelas que emanam das existências nas periferias e pelas quais são inventadas estratégias diárias para sobreviver em meio ao caos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao_Boris.pdf1.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???