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dc.contributor.advisor1 | Lara, Simone | - |
dc.creator | Nunes, Fernanda de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T19:33:43Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-09-03T19:33:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Fernanda de Lima. Perfil postural de estudantes de escola urbanas e rurais : um estudo comparativo. 22 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5946 | - |
dc.description.abstract | Posture is the capacity of maintaining the arrangement of the corporal structures and it outlines the alignment of the body, as well as its orientation. Objectives: compare the postural profile and perception of public school students from rural and urban áreas and measure the schools' furniture in order to determine if it issui table for the students. Methods: the study consisted of two groups of students: the urban group, with 23 students, and the rural group, with 15 students. The groups received a postural evaluation (through the Postural Evaluation Software – SAPO), and answered questions about their postural habits (through the BackPEI questionnaire). The furniture was measure in both schools. Results: Compared to the urban group, the rural group showed a worse postural profile, especially regarding the variables relayed to the asymmetry of the scapula (left and right) and the base of the skull. There were not any diferences between the groups concerning the postural perception. It was made clear that both groups demonstrate inadequate postural habits, especially sitting posture. In the analysis of the furniture, the study showed a bigger discrepancy between the obtained numbers and the ideal numbers in the rural group than in the urban group. Conclusion: There was a worse postural profile in the students of the rural group compared to the urban group and it suggests that the measurement of the schools' furniture may have contributed for that difference. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Posture | pt_BR |
dc.subject | School health | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Ergonomics | pt_BR |
dc.subject | Postura | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Physiotherapy | pt_BR |
dc.title | Perfil postural de estudantes de escola urbanas e rurais : um estudo comparativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Postural profile of urban and rural school students: a comparative study | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2505725250742060 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5130937270549081 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.description.resumo | A postura é a capacidade de manter o arranjo das estruturas corporais e descreve o alinhamento do corpo, bem como a orientação deste no ambiente. Objetivos: Comparar o perfil postural de estudantes de escolas públicas da área urbana e rural, comparar a percepção postural durante as atividades de vida diárias escolares de estudantes de escolas públicas da área urbana e rural e verificar as medidas do mobiliário em cada escola, a fim de apurar se tais medidas estão adequadas para os estudantes. Métodos: O estudo incluiu dois grupos de estudantes, sendo o Grupo Urbano, com 23 estudantes, e o Grupo Rural, com 15 estudantes. Os grupos receberam uma avaliação postural (através do Software de Avaliação Postural – SAPO), e responderam sobre seus hábitos posturais (através do questionário BackPEI). As mensurações do mobiliário escolar foram verificadas em ambas as escolas. Resultados: Foi encontrado um pior perfil postural nos estudantes do Grupo Rural, quando comparados aos do Grupo Urbano, especialmente nas variáveis relacionadas com a assimetria da escápula (direita e esquerda) e anteriorização da cabeça. Não houve diferença entre os grupos quanto à percepção postural, e evidenciou-se que ambos apresentaram hábitos posturais inadequados, principalmente nas posturas sentadas. Na análise da dimensão do mobiliário escolar, o atual estudo evidenciou maior discrepância entre os valores obtidos e os valores ideais, nos estudantes do Grupo Rural, do que no Grupo Urbano. Conclusão: Houve um melhor perfil postural nos estudantes do Grupo Urbano, quando comparados aos do Grupo Rural, e sugere- se que a inadequação das medidas do mobiliário escolar possa ter contribuído para essa diferença. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Fisioterapia |
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FERNANDA DE LIMA NUNES.pdf | 321.81 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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