Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carpes, Felipe Pivetta-
dc.creatorNeves, Douglas-
dc.date.accessioned2021-09-03T19:33:19Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-09-03T19:33:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNEVES, Douglas. Tarefas de interferência têm efeitos similar sobre o tempo de reação de jovens e idosos independentes. 18 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5945-
dc.description.abstractIn the daily routine we are increasingly exposed to performing simultaneous tasks. In these situations we say there is interference of a task over another. Aging and the complexity of interference task can impair reaction time, understood as the interval between a stimulus and the response to this. To analyze the effects of interference tasks on the youth reaction time and independent elderly. Participated this study, 27 young with an average age of 25.84 ± 8.22 years old and 27 elderly with a mean age of 76.62 ± 5.40 years old. The reaction time was evaluated in the simple condition, performing countdown aloud, from the number 30, and listening to music. To calculate the reaction time they receive a visual stimulus on the computer screen the subjects should press, as soon as possible, the keyboard. Results: Young and eldery differ in reaction time for 3 conditions. The effects of interference tasks were similar between the two groups. The reaction time is impaired for counting task. An interference task that requires attention, as the task of counting, negatively affects reaction time performance in young and elderly, while listening to music passively had no effect on reaction time. These results can serve as a basis for motor and cognitive activities in movement therapy or rehabilitation in the elderly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectMotor controlpt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectNeuromechanicalpt_BR
dc.subjectControle motorpt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectNeuromecânicapt_BR
dc.subjectNeurodegeneraçãopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.titleTarefas de interferência têm efeitos similar sobre o tempo de reação de jovens e idosos independentespt_BR
dc.title.alternativeInterference tasks have similar effects on the reaction time of independent young and old peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689304990762000pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752530725363240pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoNo cotidiano diário somos cada vez mais expostos a realização de tarefas simultâneas. Nessas situações dizemos que há a interferência de uma tarefa sobre outra. O envelhecimento e a complexidade da tarefa de interferência podem prejudicar o tempo de reação, sendo este entendido como o intervalo entre um estímulo e a resposta a este. Analisar os efeitos de tarefas de interferência sobre o tempo de reação de jovens e idosos independentes. Participaram deste estudo, 27 jovens com média de idade de 25,84 ± 8,22 anos e 27 idosos com média de idade de 76,62 ± 5,40 anos. O tempo de reação foi avaliado na condição simples, realizando contagem regressiva em voz alta, a partir do número 30, e ouvindo música. Para o cálculo do tempo de reação ao receber um estímulo visual na tela do computador os sujeitos deveriam pressionar, o mais rápido possível, o teclado. Jovens e idosos diferiram no tempo de reação para 3 condições. Os efeitos das tarefas de interferência foram similares entre os dois grupos. O tempo de reação é prejudicado para tarefa de contagem. Uma tarefa de interferência que exija atenção, como a tarefa de contagem regressiva, afeta negativamente no desempenho do tempo de reação em jovens e idosos, enquanto ouvir música passivamente não teve efeito sobre o tempo de reação. Estes resultados podem servir de fundamentação para atividades motoras e cognitivas em terapias de movimento ou reabilitação em idosos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS NEVES.pdf386.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.