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dc.contributor.advisor1Nogueira, Carmen Regina Dorneles-
dc.creatorGomes, Natiele Falcão-
dc.date.accessioned2021-08-09T18:41:46Z-
dc.date.available2021-08-09T18:41:46Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationGOMES, Natiele Falcão. Educação inclusiva e políticas públicas: avaliação do programa sala de recursos multifuncional nas escolas públicas de São Borja sob a ótica docente. 2019. 84 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5886-
dc.description.abstractThe present work evaluates the National Policy of Special Education in the Inclusive Education Perspective, more specifically the Multifunctional Resource Room program and its functionality within the schools of the municipal urban network of São Borja. Initially, a bibliographic review was performed, portraying three important legal frameworks for the inclusion of people with disabilities: Federal Constitution (1988), National Education Guidelines and Bases Law (1996) and the National Special Education Policy in the Inclusive Education Perspective (2008). ). The research started from a literature review and then with a field research where questionnaires were applied to teachers of the municipal system working in regular classrooms and in multifunctional resource rooms. The answers were transcribed, analyzed and interpreted based on the theorists presented and also under the focus of the three legal frameworks already mentioned. The research showed how much the professionals who work in the front line of inclusion are lacking basic education to deal with this great challenge. It was also found that the policy in question can be improved with appropriate vocational training, networking (education, health and social assistance) and support from Specialized Educational Care with the same professional in both school shifts, so that teachers resources and classroom teacher can work together towards the same goals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSão Borja (RS)pt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeachers – Trainingpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleEducação inclusiva e políticas públicas: avaliação do programa sala de recursos multifuncional nas escolas públicas de São Borja sob a ótica docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1098935021553698pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7476378319243219pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Muriel-
dc.contributor.referee2Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee3Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee4Pereira, João Antônio Gomes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho avalia a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mais especificamente o programa Sala de Recursos Multifuncional e sua funcionalidade dentro das escolas da rede urbana municipal de São Borja. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica retratando três marcos legais importantes para a inclusão de pessoas com deficiência: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica e a seguir com uma pesquisa de campo onde aplicou-se questionários aos professores da rede municipal atuantes em salas de aulas regulares e em salas de recursos multifuncionais. As respostas foram transcritas, analisadas e interpretadas com base nos teóricos apresentados e também sob o enfoque dos três marcos legais já mencionados. Com a pesquisa ficou evidenciado o quanto os profissionais que atuam na linha de frente da inclusão estão carentes de formação básica para atuarem frente a esse grande desafio. Constatou-se também, que a política em questão pode ser aprimorada com formação profissional adequada, trabalho em rede (educação, saúde e assistência social) e suporte do Atendimento Educacional Especializado contando com o mesmo profissional nos dois turnos de escolarização, afim de que professores de sala de recursos e professor de sala de aula possam trabalhar juntos em prol dos mesmos objetivos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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Natiele Falcão Gomes 2019.pdf1.08 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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