???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5885
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.creatorCarrion, Mayra Darlene de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-08-09T18:41:15Z-
dc.date.available2021-08-09T18:41:15Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationCARRION, Mayra Darlene de Oliveira. O ensino da leitura e interpretação de texto com tirinhas através da gamificação. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - EaD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5885-
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the Portuguese language classes focused on teaching reading and text interpretation through the development of an educational product through a sequence of playful activities, which aims to use comic strips through the active methodology of gamification. The theoretical framework that supports this course completion work is divided into three parts that articulate with each other: Reading and interpretation (LEFFA, 1996; KOCH, 2003; ANTUNES, 2009); Textual genres (BAKHTIN, 1997, 2000; MARCUSCHI, 2008) and Gamification (FARDO, 2013; MORAN, 2018). The educational product was elaborated and analyzed based on an evaluation rubric, elaborated by the author of the paper, based on the ARCS Model (1983) and the BNCC guidelines. From the analysis of the educational product it was possible to verify the potential of using gamification in the production of materials for Portuguese language classes, focused on reading and text interpretation. Furthermore, we concluded that when reading is worked in an interdisciplinary way with resources and themes that are integrated into the student's social environment, the opportunities to develop the student's reading and interpretation competence are increased.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTirinhaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.subjectComic stripspt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectText interpretationpt_BR
dc.titleO ensino da leitura e interpretação de texto com tirinhas através da gamificaçãopt_BR
dc.title.alternativeTeaching reading and text interpretation with comic strips through gamificationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7637826244661176pt_BR
dc.contributor.referee1Stein, Jorama de Quadros-
dc.contributor.referee2Schneider, Vítor Jochims-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265775380196275pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7527506706635979pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de contribuir com as aulas de língua portuguesa voltadas para o ensino de leitura e interpretação de texto através da elaboração de um produto educacional através de uma sequência de atividades lúdicas, que visa o uso de tirinhas por meio da metodologia ativa da gamificação. O referencial teórico que sustenta este trabalho de conclusão de curso está dividido em três partes que se articulam entre si: Leitura e interpretação (LEFFA, 1996; KOCH, 2003; ANTUNES, 2009); Gêneros textuais (BAKHTIN, 1997, 2000; MARCUSCHI, 2008) e Gamificação (FARDO, 2013; MORAN, 2018). O produto educacional foi elaborado e analisado com base em uma rubrica de avaliação, elaborada pela autora do trabalho, baseado no Modelo ARCS (1983) e nas orientações da BNCC. A partir da análise do produto educacional foi possível verificar o potencial da utilização da gamificação na produção de materiais para as aulas de língua portuguesa, voltadas para leitura e interpretação de texto. Além disso, concluímos que quando a leitura é trabalhada de forma interdisciplinar com recursos e temas que estejam integrados no meio social do aluno ampliam-se as oportunidades de desenvolver a competência leitora e interpretativa do aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mayra Darlene de Oliveira Carrion - 2021.pdf1.38 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???