???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5874
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pérez, Cláudia Camerini Corrêa-
dc.creatorFlores, Lessandra Barbosa-
dc.date.accessioned2021-08-03T17:44:12Z-
dc.date.available2021-07-29-
dc.date.available2021-08-03T17:44:12Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationFLORES, Lessandra Barbosa. A inclusão dos educandos com deficiência auditiva no ensino regular: avanços e desafios. Orientadora: Cláudia Camerini Corrêa Pérez. 2021. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5874-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectHearing impairedpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titleA inclusão dos educandos com deficiência auditiva no ensino regular: avanços e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA deficiência auditiva, que varia de perda leve a grave da audição, é contemplada nas políticas de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, o que inclui os alunos com deficiência auditiva no serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e garante sua matrícula nas escolas regulares de ensino. Inserido nesta temática, o presente estudo tem como objetivo geral analisar produções bibliográficas acerca da educação inclusiva dos educandos com deficiência auditiva no Brasil, especialmente, na rede pública de ensino. O referencial teórico do estudo compreendeu uma breve análise do processo histórico das pessoas com deficiência auditiva, além de uma seção voltada, especificamente, à inclusão deste público-alvo. Metodologicamente, o estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, de objetivo exploratório, a partir da seleção de Dissertações, Teses e artigos científicos que abordam o assunto. Os seis trabalhos selecionados foram publicados entre os anos de 2015 e 2020 e contribuíram para responder ao problema de pesquisa voltado a compreender os desafios e as possibilidades oriundas da inclusão dos deficientes auditivos nas escolas públicas. Dentre os desafios, foram mencionados aplicar a formação dos docentes, as metodologias inadequadas e ausência de recursos pedagógicos. Como possibilidades, pode-se apontar o AEE, a utilização de tecnologias assistivas e ferramentas ativas de aprendizagem e a intervenção psicopedagógica nas instituições. Espera-se que este trabalho, mais do que apenas responder a sua proposta inicial, o mesmo possa contribuir para a reflexão sobre a temática e apontar caminhos pertinentes para avançar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
dc.description.ResumenLa discapacidad auditiva, que va de leve a severa, está incluida en las políticas de Educación Especial con una perspectiva inclusiva, que incluye a los estudiantes con discapacidad auditiva en el Servicio de Educación Especializada y garantiza su inscripción en las escuelas regulares. Insertado en este tema, el presente estudio tiene como objetivo general analizar producciones bibliográficas sobre la educación inclusiva de estudiantes con discapacidad auditiva en Brasil, especialmente en el sistema escolar público. El marco teórico del estudio comprendió un breve análisis del proceso histórico de las personas con discapacidad auditiva, además de un apartado específicamente centrado en la inclusión de este público objetivo. Metodológicamente, el estudio se cataloga como investigación cualitativa, realizándose una investigación bibliográfica, de objetivo exploratorio, a partir de la selección de Disertaciones, Tesis y artículos científicos que abordan el tema. Los seis trabajos seleccionados fueron publicados entre los años 2015 y 2020 y contribuyeron a dar respuesta a la problemática de investigación orientada a comprender los desafíos y posibilidades que surgen de la inclusión de las personas con discapacidad auditiva en las escuelas públicas. Entre los desafíos, se mencionó la aplicación de la formación docente, metodologías inadecuadas y la ausencia de recursos pedagógicos. Como posibilidades, se pueden señalar la ESA, el uso de tecnologías asistenciales y herramientas de aprendizaje activo y la intervención psicopedagógica en las instituciones. Se espera que este trabajo, más que responder a su propuesta inicial, pueda contribuir a la reflexión sobre el tema y señalar caminos relevantes para avanzar.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lessandra_Flores-2021.pdf292.95 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???