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dc.contributor.advisor1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.creatorRosa, Bruna Machado da-
dc.date.accessioned2021-07-20T16:34:52Z-
dc.date.available2021-07-20-
dc.date.available2021-07-20T16:34:52Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.identifier.citationROSA, Bruna Machado da. O uso da aprendizagem baseada em problemas na formação de redatores do exame nacional do ensino médio. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5839-
dc.description.abstractThis study aims at the development and analysis of an educational product in the light of active methodologies of learning as tools that enhance the teaching-learning process, especially in writing practices. The proposal is based on the importance of contextualized teaching, especially in conditions that encourage students to overcome difficulties, since they are unable to successfully develop language skills, argumentation and express ideas clearly. As a consequence in the last editions of ENEM (National High School Exam), the average of the essays remained between 500 and 590, which for some universities is lower than that required for admission. As a theoretical instrument, assumptions of Dolz, Gagnon and Decândio (2010) to address the writing process; Munhoz (2019) to address the study of Problem-Based Learning and the ENEM Participant's Primer, which is composed of complementary material that explains the assessment criteria of the essay test. Throughout the research, the scarcity of authentic didactic materials focused on the teaching of the dissertative-argumentative genre mediated by the use of Problem-Based Learning was evidenced, and finally we concluded that the pedagogical product developed is of relevance in the teaching-learning process of textual productions mediated by Problem-Based Learning, since it proposes activities that are easy to understand and that provide a reflective theoretical contribution to the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectEssaypt_BR
dc.titleO uso da aprendizagem baseada em problemas na formação de redatores do exame nacional do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of problem-based learning in training national high school exam writerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0920766401412242pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7637826244661176pt_BR
dc.contributor.referee1Pérez, Cláudia Camerini Corrêa-
dc.contributor.referee2Schneider, Vítor Jochims-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265775380196275pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081469722279977pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de um produto educacional à luz das metodologias ativas como ferramentas que potencializam o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, nas práticas de escrita. A proposta parte de um ensino contextualizado, principalmente, em condições que estimulem os alunos a transpor dificuldades, uma vez que os mesmos não conseguem ter êxito em desenvolver habilidades de domínio linguístico, argumentação e coesão textual. Como consequência nas últimas edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a média das redações se manteve entre 500 e 590, o que para algumas universidades é inferior ao exigido para ingresso. Como instrumento teórico, foram utilizados pressupostos de Dolz, Gagnon e Decândio (2010) para abordar o processo de escrita; Munhoz (2019) para tratar do estudo da Aprendizagem Baseada em Problemas, e a Cartilha do Participante do ENEM, a qual é composta por um material complementar que explica os critérios de avaliação da prova de redação. A metodologia abarcou três momentos: (1) revisão bibliográfica; (2) elaboração do produto e (3) análise do produto. Ao longo da pesquisa evidenciou-se a escassez de materiais didáticos autênticos voltados para o ensino do texto do tipo dissertativo-argumentativo mediado pelo uso da Aprendizagem Baseada em Problemas. E por fim concluímos que o produto pedagógico desenvolvido é de relevância no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais mediadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o mesmo propõe atividades de fácil entendimento e que dão aporte teórico reflexivo ao alunopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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TCCBrunaMachadodaRosa_FINAL.pdf6.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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