???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5804
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.creatorRolim, Éder Luis Santos da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-05T19:45:40Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-07-05T19:45:40Z-
dc.date.issued2021-05-04-
dc.identifier.citationROLIM, Éder Luis Santos da Silva. Uma unidade de ensino potencialmente significativa intermediada pela linguagem Python para o ensino de álgebra. 49 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5804-
dc.description.abstractMathematics combined with Digital Information and Communication Technologies (ICT) is increasingly present today. When it comes to the educational environment, students have been inserting ICT in the presentation of seminars, academic papers, as well as pedagogical didactic strategy used by teachers in their classes. This research aims to present the proposal for a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) with the use of Python in the teaching and learning process of some Algebra content. For example, Maximum Common Divisor (LCD), Euclid's Theorem in integers, among others. The methodology for the development of this research included the application of a pedagogical intervention that was carried out with Mathematics Licenciatura students from a public university in Rio Grande do Sul. The analysis of the results obtained will consist of two approaches, namely: quantitative and qualitative. For the quantitative approach, the Average Learning Gain will be used, through the application of two instruments of data collection: the pre and the post test. In the qualitative bias, the Theory of Meaningful Learning (TAS) will be used to try to evidence the evidence of significant learning in relation to the contents of Algebra worked in the pedagogical intervention. As a result, there was a normalized gain in learning of 67% among students. Quantitative and quantitative analyzes indicate that there were signs of significant learning. The production of the pedagogical intervention with the aid of the Python programming language results from this work a material composed of three workshops with the aid of the QPython 3L application for teaching and learning in the subject of Algebra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.titleUma unidade de ensino potencialmente significativa intermediada pela linguagem Python para o ensino de álgebrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota-
dc.contributor.referee1Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Vaz, Franciele Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA matemática aliada as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC) está cada vez mais presente na atualidade. Em se tratando do ambiente educacional, os estudantes vêm inserindo as TIC na apresentação de seminários, trabalhos acadêmicos, bem como estratégia didático pedagógica utilizada pelos professores em suas aulas. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com a utilização da linguagem Python no processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Álgebra. Por exemplo, Máximo Divisor Comum (MDC), Teorema de Euclides nos inteiros, entre outros. A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa contemplou a aplicação de uma intervenção pedagógica que foi realizada com estudantes de Matemática-Licenciatura de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A análise dos resultados obtidos constituir-se-á de duas abordagens, a saber: quantitativa e qualitativa. Para a abordagem quantitativa, será utilizado o Ganho Médio de Aprendizagem, por meio da aplicação de dois instrumentos de coletas de dados: o pré e o pós teste. Já no viés qualitativo, será utilizado a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) buscou-se evidenciar os indícios da aprendizagem significativa em relação aos conteúdos de Álgebra trabalhados na intervenção pedagógica. Como resultado, observou-se um ganho normalizado na aprendizagem de 67% entre os estudantes. As análises quantitativas e quantitativas sinalizam que houve indícios de aprendizagem significativa. A produção da intervenção pedagógica com o auxílio da linguagem de programação Python resulta deste trabalho um material composto de três oficinas com o auxílio do aplicativo QPython 3L para o ensino e aprendizagem na disciplina de Álgebra.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC___Eder.pdf1.41 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???