???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5802
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maurício Nunes Macedo de-
dc.creatorMachado, Caroline de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-05T18:25:42Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2021-07-05T18:25:42Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationMACHADO, Caroline de Oliveira . O design Thinking como ferramenta para solução dos principais desafios das empresas juniores federadas no Rio Grande do Sul. 57 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5802-
dc.description.abstractDesign Thinking, or “thinking by design”, is a tool totally focused on the human being, using it as the center of the process for solving problems in various areas. Within this context, the Junior Enterprise Movement in Rio Grande do Sul has challenges in several sectors that can be resolved by the Design Thinking model. The use of methodology as a way of responding to the difficulties identified in institutions of the most varied segments, has been shown to be effective in numerous studies, in addition to being used at the national level for the construction of the strategic plan of the Brazilian Confederation of Junior Companies in 2017. A This research is characterized as a Case Study, with an exploratory character and using the qualitative method. A questionnaire was applied to the junior federated companies in Rio Grande do Sul and after the answers to the answers, the data were obtained for the selection of a company for the application of the Design Thinking stages. The commercial sector was selected for further development and the most cited challenge by companies was in the activity of prospecting customers. It can be concluded at the end of the present work that the application of the tool is effective, as it enabled the generation of a potential idea for the solution of the criteria defined by the company. It is suggested for future works the application of Design Thinking in the rest of the commercial sector processes not used as a study in this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectMovimento Empresa Júniorpt_BR
dc.subjectSetor Comercialpt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectJunior Company Movementpt_BR
dc.subjectCommercial Sectorpt_BR
dc.titleO design Thinking como ferramenta para solução dos principais desafios das empresas juniores federadas no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Maurício Nunes Macedo de-
dc.contributor.referee2Garbin, Fernanda Gobbi de Boer-
dc.contributor.referee3Albano, Cláudio Sonaglio-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO Design Thinking, ou “pensamento de design”, se trata de uma ferramenta totalmente focada no ser humano, utilizando-o como centro do processo para resolução de problemas em áreas variadas. Dentro deste contexto, o Movimento Empresa Júnior no Rio Grande do Sul possui desafios em diversos setores que apresentam possível resolução pelo modelo Design Thinking. A utilização da metodologia como forma de resposta para as dificuldades identificadas em instituições dos mais variados seguimentos, se mostra eficaz em numerosos estudos, além de ter sido utilizada em nível nacional para a construção do planejamento estratégico da Confederação Brasileira de Empresas Juniores em 2017. A presente pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso, com caráter exploratório e com utilização do método qualitativo. Aplicou-se um questionário às empresas juniores federadas do Rio Grande do Sul e após a obtenção das respostas, os dados foram analisados para a seleção de uma empresa para a aplicação das etapas do Design Thinking. O setor comercial foi o selecionado para aprofundamento e o desafio mais citado pelas empresas foi na atividade de prospecção de clientes. Pode-se concluir ao final do presente trabalho que a aplicação da ferramenta se mostrou eficaz, pois possibilitou a geração de uma ideia em potencial para solucionar os critérios definidos pela empresa. Sugere-se para futuros trabalhos a aplicação do Design Thinking no restante dos processos do setor comercial não utilizados como estudo neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_CarolineMachado__Corrigido__.pdf908.51 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???