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dc.contributor.advisor1Rego, Zila Letícia Goulart Pereira-
dc.creatorRocha, João Pedro Sgarbi-
dc.date.accessioned2021-06-30T11:24:00Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2021-06-30T11:24:00Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.identifier.citationROCHA, João Pedro Sgarbi. Ecos do Bildungsroman em O meu pé de laranja lima e Vamos aquecer o sol, de José Mauro de Vasconcelos". 64 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5787-
dc.description.abstractThe present coursework has as main objective to carry out a qualitative analysis of the works My sweet orange tree (1982) and Let´s heat up the Sun (1982), by José Mauro de Vasconcelos, under the perspective of the concept of coming of age novel, given its permanence and the innovative character of a research that thinks of them as such. As a theoretical reference, this research mainly adopts the works of PUGA (2016), MAAS (2000) and SANTOS (2016). These studies indicate the existence of the classic and closed coming of age novel in its concept that emerged with the publication of Wilhelm Meister's Apprenticeship (1994), by GOETHE, the most current and modern coming of age novel, as an evolution and/or subversion of the traditional genre, and also of the young adult coming of age novel. It was observed that, among the diverse conceptions of the Bildungsroman, some of them allow the possibility of reading the two works of VASCONCELOS as a single Brazilian young adult coming of age novel, after all, there are characteristics in these narratives that strongly dialogue with the concepts studied, among which we highlight the character's reflection on his growth, his maturation and not just a passage of time and the possibility that the two books can be understood as a single coming of age novel that contemplates this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRomance de formaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpt_BR
dc.subjectO meu pé de laranja limapt_BR
dc.subjectVamos aquecer o Solpt_BR
dc.subjectComing of age novelpt_BR
dc.subjectChildren’s and teenager literaturept_BR
dc.subjectMy sweet orange treept_BR
dc.subjectLet’s heat up the sunpt_BR
dc.titleEcos do Bildungsroman em O meu pé de laranja lima e Vamos aquecer o sol, de José Mauro de Vasconcelospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Rego, Zila Letícia Goulart Pereira-
dc.contributor.referee2Corrêa, Lúcia Maria Britto-
dc.contributor.referee3Santos, Cássia Farias Oliveira dos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise qualitativa das obras O meu pé de laranja lima (1982) e Vamos aquecer o Sol (1982), de José Mauro de Vasconcelos, sob a perspectiva do conceito de romance de formação, dada a sua permanência e o caráter inovador de uma pesquisa que as pense como tal. Como referencial teórico, esta pesquisa adota principalmente os trabalhos de PUGA (2016), MAAS (2000) e SANTOS (2016), que indicam a existência do romance de formação clássico e fechado em seu conceito, do romance de formação mais atual e moderno, como uma evolução e/ou subversão do gênero tradicional, e também do romance de formação juvenil. Foi observado que, dentre as diversas concepções de romance de formação, algumas delas permitem a possibilidade de leitura das duas obras de VASCONCELOS como um único romance de formação brasileiro infantil e juvenil, afinal, há características nessas narrativas que dialogam fortemente com os conceitos estudados, dentre as quais destacamos a reflexão do personagem sobre seu crescimento, o amadurecimento dele e não apenas a passagem do tempo e a possibilidade de as duas obras serem entendidas como um único romance de formação que contempla esse processo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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Trabalho_de_conclusao_de_curso___Joao_Pedro__versao_final.pdf1.62 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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