???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5766
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ferreira, Anali Martegani-
dc.creatorIbaldo, Sabryna da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-30T11:10:26Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-06-30T11:10:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationIBALDO, Sabryna da Silva. Necessidades de cuidado em educação em saúde para adolescentes escolares: uma revisão integrativa. 40 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5766-
dc.description.abstractAdolescence is the stage that more goes through life cycle transformations, characterized by a transitional period between childhood and adulthood, where physical, mental, emotional, social and sexual. Thus, it is a phase of vulnerabilities and potential. In this way, it is an important period to deepen discussion and guidelines on self-care, and address the needs of specific care for this age group. It is crucial that the Health unit make a link with the school being one of the alternatives the School Health Programme, for the development of actions aimed at the promotion, protection and recovery of health of schoolchildren with a focus on their needs. These alternatives may contribute to bring the teens to the basic health unit, and create links with health professionals. In this way we seek to identify the demands of care for adolescents. It is an integrative review of literature. Literature search was performed in the databases BDENF, LILCAS and SCIELO, to identify articles published in the period from 2005 to 2015. The descriptors used were adolescent, school health and nursing. Studies were included with full text available, in Portuguese language. Were excluded theses, dissertations, monographs and books. The results allowed the identification of three categories that reflect the health needs in the perception of adolescents, which were: Care Needs in health education in school adolescents ' perception; Health education for adolescents and nursing's contributions, strategies used by nurses and educators in the exercise of care in health education for school teenagers; allowing you to identify the issues pointed out by teenagers and described in the literature, among which stood out early pregnancy, alcohol and drugs, and violence. Concluding that the integration of health services with school does is essential for the development of health promotion and adolescents ' autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSaúde do adolescentept_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectSchool healthpt_BR
dc.titleNecessidades de cuidado em educação em saúde para adolescentes escolares: uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeHealth education care needs for adolescent schoolchildren: an integrative reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7466719698251908pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9436487230121608pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA adolescência constitui-se da fase que mais passa por transformações do ciclo de vida, caracterizado por um período de transição entre a infância e a vida adulta, onde acontece desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social. Assim, é uma fase de vulnerabilidades e potencialidades. Desse modo, é um período importante para aprofundar discussões e orientações sobre o autocuidado, e abordar as necessidades de cuidado específicas para essa faixa etária. É fundamental, que a Unidade de Saúde faça um elo com a escola sendo uma das alternativas o Programa de Saúde Escolar, para desenvolvimento de ações que visando à promoção, proteção e recuperação da saúde dos escolares com foco em suas necessidades principais. Essas alternativas poderão contribuir para aproximar os adolescentes à unidade básica de saúde, e criar vínculo com os profissionais da saúde. Desse modo busca-se identificar as demandas de cuidado para adolescentes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foi realizada busca de literatura nas bases de dados LILCAS, BDENF e SCIELO, para identificar artigos publicados no período de 2005 a 2015. Os descritores utilizados foram adolescente, saúde escolar e enfermagem. Foram incluídos estudos com texto completo disponível, no idioma português. Foram excluídos teses, dissertações, monografias e livros. Os resultados permitiram a identificação de três categorias que refletem necessidades de saúde na percepção de adolescentes, as quais foram: Necessidades de cuidado em educação em saúde na percepção dos adolescentes escolares; Educação em saúde para adolescentes e contribuições da enfermagem, Estratégias utilizadas por enfermeiros e educadores no exercício do cuidado em educação em saúde para adolescentes escolares; permitindo identificar as temáticas apontadas por adolescentes e descritas na literatura, dentre as quais se destacaram gravidez precoce, álcool e drogas, e violência. Concluindo-se assim que a integração de serviço de saúde com escola faz-se essencial para o desenvolvimento da promoção da saúde e autonomia dos adolescentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Enfermagem

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SABRYNA DA SILVA IBALDO.pdf688.67 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???