???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5761
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Härter, Jenifer-
dc.creatorGonçalves, Marco Aurélio Martins-
dc.date.accessioned2021-06-30T11:07:04Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-06-30T11:07:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marco Aurélio Martins. A educação em saúde com grupos de usuários dos serviços de saúde amparada pela integralidade: revisão sistematizada. 51 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5761-
dc.description.abstractThe education in health is a set of practices exercised by the health professional using as the basis all scientific knowledge acquired over his career, in order to contribute to a defined population, with the focus to the subject as a whole, taking into account their popular knowledge, cultural and social environment that is inserted. The integrality is defined by a set of actions directed for the collectivities which are inserted on assisting of health. The present study aimed to analyze the Brazilian qualitative studies on education in health as a strategy for integral attention to users of health services, based on the identification of education in health concepts, used by the authors and the chronology between them. Proceeded to descriptive qualitative content analysis of the thematic modality using as a data source the database LILACS and SCIELO library. The descriptors used were Education in Health and Qualitative Research. To the studies selected after inclusion and exclusion criteria a representative guest card of the study's objectives was applied later organized in a frame. Were selected nine studies for analysis of introduction, methodology and closing remarks. Regarding the year of publication ranged from 2007 to 2014, and were mostly descriptive with semi structured interviews. Based on the findings was held the construction of the following analytical categories: 1) Transmission of information versus the exchange of experiences: the traditional concept of their overcoming; 2) user ́s needs: considerations on the integrality; 3) Education in Health Practice: what they want to achieve?; The present study enabled a better understanding of how the education in health has being placed into practice and what is its importance for the contribution to comprehensive health care.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducation in Healthpt_BR
dc.subjectIntegralitypt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleA educação em saúde com grupos de usuários dos serviços de saúde amparada pela integralidade: revisão sistematizadapt_BR
dc.title.alternativeHealth education with groups of users of health services supported by comprehensiveness: a systematic reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3240245544637924pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568104608106824pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA educação em saúde é um conjunto de práticas exercidas pelo profissional de saúde usando como alicerce todo conhecimento científico adquirido ao longo de sua trajetória, com o intuito de contribuir com uma determinada população, com o enfoque ao sujeito como um todo, levando em consideração seu conhecimento popular, o meio social e cultural que se está inserido. A integralidade é definida por um conjunto de ações direcionado as coletividades que estão inseridas na assistência a saúde. O presente estudo objetivou a analise dos estudos qualitativos brasileiros sobre educação em saúde como estratégia para a atenção integral para os usuários dos serviços de saúde, baseada na identificação dos conceitos de educação em saúde, utilizados pelos autores e a cronologia entre estes. Procedeu- se análise de conteúdo qualitativa descritiva da modalidade temática utilizando com fonte de dados à base de dados LILACS e a biblioteca SCIELO. Foram usados os descritores Educação em saúde e pesquisa qualitativa. Aos estudos selecionados após critérios de inclusão e exclusão foi aplicado um formulário representativo dos objetivos do estudo, posteriormente organizado em um quadro. Foram selecionados nove estudos para análise da introdução, metodologia e considerações finais. Quanto ao ano da publicação variaram de 2007 a 2014, e em sua maioria eram do tipo descritivo com entrevistas semi estruturadas. Com base nos achados realizou- se a construção das seguintes categorias analíticas: 1) Transmissão da Informação versus a troca de experiências: do conceito tradicional à sua superação; 2) Necessidades dos usuários: considerações sobre a integralidade; 3) Prática da Educação em Saúde: o que querem alcançar?; O presente estudo possibilitou uma melhor compreensão de como a educação em saúde vem sendo colocada em prática e qual a sua importância para a contribuição para uma atenção integral à saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Enfermagem

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARCO AURELIO MARTINS GONCALVES.pdf567.32 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???