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dc.contributor.advisor1Coutinho, Renata Patricia Corrêa-
dc.creatorEich, Priscilla Inês Pellenz-
dc.date.accessioned2021-06-29T19:28:51Z-
dc.date.available2021-06-29T19:28:51Z-
dc.date.issued2020-01-24-
dc.identifier.citationEICH, Priscilla Inês Pellenz. Indústria criativa publicitária em Santa Maria/RS: modos de trabalho na publicidade local. 140 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5748-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the ways of working in the advertising area in Santa Maria / RS, as a way to verify the configuration of the profession in the city and describe its main characteristics and practices. At first, the study reinforces the concepts of what resources are for work through theoretical reflections, such as the creative economy, creative industry, and advertising, for example, to understand issues related to advertising ways of working. For the development of the research, aspects are described of the bibliographic research and the exploratory research (MARCONI; LAKATOS, 2003) with an identification of the resident agencies in the city and, after that, the most advanced results of the questionnaires, instruments constituting the qualitative research (GIL, 2008). These instruments were addressed to advertising agencies and freelance professionals, with questions that address the professional profile and working modes. With an effective data collection, the results are described, highlighting the answers most commonly found in the research. In this way, recognizes the configuration of the Santa Maria advertising creative industry, while promoting local creative economy services.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTrabalho qualificadopt_BR
dc.subjectAgências de propagandapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSanta Maria, RSpt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.subjectSkilled laborpt_BR
dc.titleIndústria criativa publicitária em Santa Maria/RS: modos de trabalho na publicidade localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4878670211596862pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Gonzales, Lucilene dos Santos-
dc.contributor.referee3Lima, Denise Aristimunha de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297603907149464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar os modos de trabalho da área publicitária em Santa Maria/RS, como forma de verificar a configuração da profissão na cidade e descrever suas principais características e práticas. No primeiro momento, reforçam-se os conceitos que são norteadores ao trabalho por meio de reflexões teóricas, como economia criativa, indústria criativa e publicidade e propaganda para, por conseguinte, entender questões relativas aos modos de trabalho publicitários. Para o desenvolvimento da pesquisa, são descritos aspectos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa exploratória (MARCONI; LAKATOS, 2003) com a identificação das agências existentes na cidade e, após isso, são apresentados os resultados obtidos através dos questionários, instrumentos constituintes da pesquisa qualitativa (GIL, 2008). Esses instrumentos foram endereçados a agências de publicidade e profissionais autônomos publicitários, com questões que abordam o perfil profissional e os modos de trabalho. Com a coleta de dados efetivada, descrevem-se os resultados, dando destaque às respostas mais encontradas na pesquisa. Dessa forma, reconhece-se a configuração da indústria criativa publicitária santa-mariense enquanto promotora de serviços para a economia criativa local.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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Priscilla Ines Pellenz Eich - 2020.pdf1.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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