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dc.contributor.advisor1Pereira, Aden Rodrigues-
dc.creatorGonçalves, Francilene Cezar-
dc.date.accessioned2021-06-29T19:00:54Z-
dc.date.available2021-06-29T19:00:54Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Francilene Cezar. Análise de variantes e variáveis linguísticas nas modalidades escrita e oral nas produções dos alunos nos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Leopoldo na localidade Faxina/RS.56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5736-
dc.description.abstractThe present work was instigated by the learning acquired by the author during the Literature course and under the investigative look of the researcher who already works at the school as a teacher and observed the existing variables that arrived in the classroom through speech and that, many times, had repercussions. in students' writing. Thus, this work tries to investigate the existence of the interference of the variants and variables spoken by the students, as well as in their written productions, and also an interview with the Portuguese language teacher to compare the possible variations found in the students' communication and how the teacher class holder seeks to work with these variations. The analysis was made from the theories that deal with variations in a counterpoint with the interviews carried out. The interviews and textual production were carried out with 30 students from the final years of elementary school at Escola Municipal São Leopoldo, located in Sant'Ana do Livramento / Faxina / RS. From the interviews and texts, 5 of each modality were chosen so that they could transcribe and observe the possible variations. From the analysis of the results it was possible to verify that there is an interference of variants in the speech and writing of the students, and the Portuguese language teacher should work on the linguistic variants so that the students experience the diversity without stigmatizing them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectVariantespt_BR
dc.subjectEntrevistaspt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectVariantspt_BR
dc.subjectInterviewspt_BR
dc.subjectResultspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleAnálise de variantes e variáveis linguísticas nas modalidades escrita e oral nas produções dos alunos nos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Leopoldo na localidade Faxina/RSpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of linguistic variants and variables in the written and oral modalities in the students' productions in the final years of the São Leopoldo Municipal Elementary School in Faxina/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609153936087156pt_BR
dc.contributor.referee1Moser, Denise Aparecida-
dc.contributor.referee2Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6868123567566302pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468309464240697pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi instigado pela aprendizagem adquirida pela autora durante o curso de Letras – Português e sob o olhar investigativo da pesquisadora que já atua na escola como professora e observava as variáveis existentes que chegavam à sala de aula através da fala e que, muitas vezes, repercutia na escrita dos alunos. Assim, este trabalho trata de investigar a existência da interferência das variantes e variáveis faladas pelos estudantes, bem como em suas produções escritas, e também uma entrevista com a professora de Língua Portuguesa para comparar as possíveis variações encontradas na comunicação dos alunos e como a professora titular da turma procura trabalhar com essas variações. A análise foi feita a partir das teorias que tratam das variações em um contraponto com as entrevistas realizadas. As entrevistas e a produção textual foram feitas com 30 alunos dos anos finais do do ensino Fundamental da Escola Municipal São Leopoldo, localizada em Sant'Ana do Livramento/Faxina/RS. Das entrevistas e dos textos, foram escolhidos 5 de cada modalidade para que pudesse transcrever e observar as possíveis variações. A partir da análise dos resultados foi possível verificar que existe a interferência de variantes na fala e na escrita dos estudantes, e a professora de Língua Portuguesa deverá trabalhar as variantes linguísticas de forma que os alunos vivenciem a diversidade sem estigmatizá-los.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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Francilene Cezar Gonçalves - 2021.pdf731.16 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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