???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5714
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Corrêa, Lúcia Maria Britto | - |
dc.creator | Xavier, Rafael Basso | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T20:55:02Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11 | - |
dc.date.available | 2021-06-11T20:55:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Rafael Basso .Sandman: Uma análise literária e sociolinguística. 50 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5714 | - |
dc.description.abstract | The present undergraduate work takes place in the intersection between literature and Comics. This search proposes to analyze the first edition of Sandman, wrote by an American named Neil Gaiman against the concept of literature, canon, the called “high literature”, with the contribution of sociolinguistics, as well as understand the own resources of Comics in the regard to the process of producing meaning in literary reading. The search is justified by the importance inclusion of Comics, especially Sandman, by Neil Gaiman, as “high literature” in schools, especially, in searching formation of literary readers, bearing in mind the importance of literature as a trainer and as able to give young people lives perspective, especially today, inside the caos we live because of the pandemic The way to investigate this possibility will be by bibliography, focus on how Comics literature are made and how this get closer of literature reading be it entertainment or classical, or, yet, texts defined as “high literature”, by Bloom and Leyla Perrone-Moises. With regard to sociolinguistics, we have the proximity of language representation in orality, therefore another variable of methodology study in literature conception. Amongst the obtained results, there are the work's several layers of reading, nevertheless, it is still possible to read it without a greater volume of literary bagage, which makes the work have lovers within readers as well as in non-readers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sandman | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Graphic Novel | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguistics | pt_BR |
dc.title | Sandman: Uma análise literária e sociolinguística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corrêa , Lúcia Maria Britto | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves , Daniele Gallindo | - |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues , João Pedro | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho se estabelece dentro do campo da literatura em intersecção com as Graphic Novel. Esta pesquisa propõe analisar alguns arcos do volume 1 de Sandman, obra do americano Neil Gaiman frente a conceitos de literatura, cânone, a chamada “alta literatura”, com aporte da sociolinguística, bem como compreender os recursos próprios das Graphic Novel no que tange ao processo de produção de sentido na leitura literária. A pesquisa se justifica em razão da importância da inclusão das GN, em especial Sandman, do Neil Gaiman, como “alta literatura” nas escolas, prioritariamente, em busca da formação de leitores literários, tendo em vista a importância da literatura como formadora e como capaz de dar perspectiva na vida dos jovens, em especial hoje, dentro deste caos que vivemos em razão da pandemia. O modo para investigar essa possibilidade será de maneira bibliográfica, focando em como se dá a leitura das GN e como isso se aproxima da leitura da literatura seja de entretenimento ou clássica, ou, ainda, os textos enquadrados como “alta literatura”, por Bloom e Todorov. No que tange à sociolinguística, temos a proximidade da representação da linguagem na oralidade, sendo assim mais uma variável de estudo na metodologia de concepção de leitura. Dentre os resultados obtidos estão as várias camadas de leituras que a obra possui, entretanto, ainda sendo possível lê-la sem uma bagagem literária de maior volume, o que faz a obra ter amantes dentro do público leitor quanto no que não tem o hábito da leitura. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
RAFAEL_BASSO_XAVIER_TCC_Final.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???