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dc.contributor.advisor1Castro, Antonio Adolfo de Mattos-
dc.creatorSerafini, Juliana Machado-
dc.date.accessioned2021-06-04T18:55:56Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-06-04T18:55:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSERAFINI, Juliana Machado. A inserção do residente fisioterapeuta em uma unidade de terapia intensiva neonatal: experiências e aprendizados práticos para formação profissional. 28 p. Monografia (Especialização - Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5661-
dc.description.abstractObjective: To describe the insertion of the resident physiotherapist in a therapy unit neonatal intensive care, addressing the experiences and the expansion of knowledge in the area. Method: This is a teaching-learning study, developed in the period from June to August 2016, using a self-assessment questionnaire as the main tool containing 10 questions before and after the period of experience in the unit. For the purpose of learning and professional improvement, the resident accompanied the physiotherapeutic consultations and observed important data such as: diagnosis of hospitalization, use of mechanical ventilation invasive and / or non-invasive, oxygen therapy, most used physiotherapy techniques and the patient outcome. Results: The results mainly demonstrate the proportion of the knowledge acquired based on changing the answers to the self-assessment questionnaire with regard to the level of prior and acquired knowledge. In addition, the results also show the resident physiotherapist's view and understanding of the data observed during the follow-up of the visits and the difficulties in the insertion of the professional who does not have prior knowledge about the area. Conclusion: Based on period of observation of the unit, in the self-assessment form and in the studies carried out during this time, there was an improvement in the learning process, although it should be continuous. Descriptors: Neonatal intensive care units; Continuing education; Modalities of physiotherapy; Intensive care units, neonatal; Education, continuing; Physical therapy modalities; Neonatal intensive care units; Education continues; Modalities of physiotherapy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnidades de terapia intensiva neonatalpt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectModalidades de fisioterapiapt_BR
dc.subjectIntensive care unitspt_BR
dc.subjectNeonatalpt_BR
dc.subjectEducation continuingpt_BR
dc.subjectPhysical therapy modalitiespt_BR
dc.subjectUnidades de cuidado intensivo neonatalpt_BR
dc.subjectEducación continuapt_BR
dc.subjectModalidades de fisioterapiapt_BR
dc.subjectNeonatal intensive care unitspt_BR
dc.subjectModalities of physiotherapypt_BR
dc.titleA inserção do residente fisioterapeuta em uma unidade de terapia intensiva neonatal: experiências e aprendizados práticos para formação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeThe insertion of the resident physiotherapist in a neonatal intensive care unit: practical experiences and learning for professional trainingpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339690227255837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3488358978951622pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Descrever a inserção do fisioterapeuta residente em uma unidade de terapia intensiva neonatal, abordando as experiências vividas e a ampliação do conhecimento na área. Método: Trata-se de um estudo de ensino-aprendizagem, desenvolvido no período de junho à agosto de 2016, usando como ferramenta principal um questionário de auto-avaliação contendo 10 questões pré e pós o período de vivência na unidade. Para fins de aprendizagem e aprimoramento profissional a residente acompanhou os atendimentos fisioterapêuticos e observou dados importantes como: diagnóstico da internação, uso de ventilação mecânica invasiva e/ou não invasiva, oxigenoterapia, técnicas fisioterapêuticas mais utilizadas e o desfecho do paciente. Resultados: Os resultados demonstram principalmente a proporção do conhecimento adquirido baseado na mudança das respostas do questionário de auto-avaliação no que se refere ao nível de conhecimento prévio e adquirido. Além disso, os resultados também mostram a visão e o entendimento do fisioterapeuta residente frente aos dados observados durante o acompanhamento dos atendimentos e as dificuldades na inserção do profissional que não apresenta o conhecimento prévio sobre a área. Conclusão: Baseado no período de observação da unidade, na ficha de auto-avaliação e nos estudos realizados durante este tempo, houve melhora do processo de aprendizagem, embora este deva ser contínuo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência

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JULIANA MACHADO SERAFINI até jan 2020.pdf560.77 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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