Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5592
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Lucchese, Márcia Maria-
dc.creatorMagalhães , Vitória Nunes-
dc.date.accessioned2021-05-27T20:02:57Z-
dc.date.available2021-05-25-
dc.date.available2021-05-27T20:02:57Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Vitória Nunes. Elaboração do Podcast Cosmo Mulheres : físicas no Brasil, a visibilidade merecida.58 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5592-
dc.description.abstractIn this work, a research is developed about the theme of women in exact sciences. We start from the main idea: the exclusion of the female gender within science, the invisibility in teaching materials, consequently within classrooms, and the development, culturally accepted, of white man's science. As a way to promote the visibility of female researchers within science/physics teaching, a potentially significant and incisive didactic material is developed in the basic education of high school students. The potentially significant materials are derived from the theory of significant learning of David Ausubel and Joseph Novak, and meet the governing documents of Brazilian basic education: the Common National Curricular Base and the National Curricular Parameters. Thus, this work produced a Podcast, entitled Cosmo Mulheres (Cosmo Women), which addresses issues in the areas of Cosmology, Astronomy, and women's experiences in the exact sciences. The cosmologist Maria Elidaiana da Silva Pereira and the astronomer Natália Amarinho Nunes were invited to participate in the conversations of each episode. As a way of evaluating the didactic material produced, a questionnaire was applied to high school physics teachers, analyzing the content developed, the possible use in the classroom and the quality of the material. As a result of the evaluation of the Podcast by the teachers, we can conclude that the material developed is considered accessible, didactic, incisive, relevant to the teaching of astronomy, and a resource for meaningful learning, corroborating the deconstruction of paradigms about women in the exact sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres nas ciências exataspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectCosmo Mulherespt_BR
dc.subjectDivulgaçãopt_BR
dc.subjectFísicas brasileiraspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectWomen in the exact sciencespt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectCosmo Mulherespt_BR
dc.subjectSpreadpt_BR
dc.subjectBrazilian physicistspt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.titleElaboração do Podcast Cosmo Mulheres : físicas no Brasil, a visibilidade merecidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lucchese, Márcia Maria-
dc.contributor.referee2Borges, Daniela Pavani-
dc.contributor.referee3Lima, Eliade Ferreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é desenvolvida uma pesquisa sobre a temática mulheres nas ciências exatas. Parte-se da ideia principal: a exclusão do gênero feminino dentro da ciência, a invisibilidade nos materiais didáticos, consequentemente dentro das salas de aulas, e o desenvolvimento, culturalmente aceito, da ciência do homem branco. Como forma de promover a visibilidade de pesquisadoras do gênero feminino dentro do ensino de ciências/física, é desenvolvido um material didático potencialmente significativo e incisivo na formação básica dos estudantes do ensino médio. Os materiais potencialmente significativos são derivados da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e Joseph Novak, e vão ao encontro dos documentos regentes da educação básica brasileira: a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, neste trabalho produziu-se um podcast, intitulado Cosmo Mulheres, que aborda assuntos das áreas de Cosmologia, Astronomia e vivências das mulheres nas áreas das ciências exatas. Para participar das conversas de cada episódio foram convidadas a cosmóloga Maria Elidaiana da Silva Pereira e a astrônoma Natália Amarinho Nunes. Como forma de avaliação do material didático produzido foi aplicado um questionário com professores de física do ensino médio, analisando o conteúdo desenvolvido, o possível uso em sala de aula e a qualidade do material. Como resultado da avaliação do Podcast pelos professores, podemos concluir que o material desenvolvido é considerado acessível, didático, incisivo, pertinente para o ensino de Astronomia, e um recurso para a aprendizagem significativa, corroborando para a desconstrução de paradigmas sobre as mulheres nas ciências exatas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
texto_finalTCC_VITORIA.pdf4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.