???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5569
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | - |
dc.creator | Mello, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T18:22:50Z | - |
dc.date.available | 2021-05-04 | - |
dc.date.available | 2021-05-13T18:22:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de. O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira. 105 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5569 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajotuvo como objetivo general elanálisis y comprensióndelplan de carrera de losprofesionales de laeducación infantil delmunicipio de Arroio Grande, identificando sus limitaciones, su impacto eneldesempeño docente y eldesarrolloprofesional, buscando una reflexión crítica sobre estos documentos y procesos, proponiendo alternativas de transformación. Y como objetivos específicos, lareflexión y el diálogo sobre elDesarrolloProfesional de los docentes de primerainfância,analizandoelplan de carrera docente, identificando sus limitaciones y potencialidades, dialogando a través de cartas pedagógicas concompañeros, secretaria de educación y cámara de concejales, sobre elplan de carrera y desarrolloprofesional docente, aportando una reflexión crítica sobre estos instrumentos y proponiendo alternativas de transformación. Se desarrollóenelmunicipio de Arroio Grande con docentes efectivos de laeducación infantil.Se utilizó como metodologíacualitativalainvestigación-acción.Tuvo como principal instrumento lascartaspedagógicas. Enlatrayectoriadel diálogo, eltrabajoresultóen una reflexión entre docentes donde, conanálisis, se ha construidounmetatexto y dirigido a losórganos competentes, ampliando ladiscusión entre losórganos involucrados, trayendo una propuesta de seguimiento para futuros estudios, siendoincluida como propuesta de gobierno para candidatos a alcalde de nuestromunicípio, reafirmando elcompromiso político y estético conlosprofesores de educación infantil delmunicipio de Arroio Grande. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional Docente | pt_BR |
dc.subject | Plano de Carreira | pt_BR |
dc.subject | Cartas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo Profesional Docente | pt_BR |
dc.subject | Plan de Carrera | pt_BR |
dc.subject | Cartas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Freitas, Ana Lúcia Souza de | - |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Ana Lúcia Souza de | - |
dc.contributor.referee3 | Conceição, Celso Augusto Nunes da | - |
dc.contributor.referee4 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee5 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como o objetivo geral a análise e compreensão do plano de carreira dos profissionais da educação infantil no município de Arroio Grande, identificando suas limitações, seu impacto sobre a atuação docente e o desenvolvimento profissional, visando uma reflexão crítica sobre tais documentos e processos, e propondo alternativas de transformação. E como objetivos específicos a reflexão e o diálogo sobre o Desenvolvimento Profissional Docente dos professores da educação infantil analisando o plano de carreira do magistério, identificando suas limitações e potencialidade, dialogando através de cartas pedagógicas com colegas, secretária de educação, câmara de vereadores sobre o plano de carreira e desenvolvimento profissional docente, proporcionando uma reflexão crítica sobre tais instrumentos e propondo alternativas de transformação. Desenvolveu-se no município de Arroio grande com professores concursados da educação infantil. Utilizou-se como metodologia qualitativa a pesquisa-ação. Teve como principal instrumento as cartas pedagógicas. Na trajetória de diálogo o trabalho traz como resultado a reflexão entre professores onde com análise foi construído um metatexto e endereçado aos órgãos competentes ampliando a discussão entre as instâncias envolvidas trazendo uma proposta de seguimento para estudos futuros, sendo incluído como proposta de governo dos candidatos a prefeito do nosso município, reafirmando o comprometimento político e estético com professores da educação infantil do município de Arroio Grande. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
BiancaVergaraGonçalvesTeixeiradeMello2021.pdf | Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de Mello 2021 | 6.57 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???