???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5569
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorMello, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de-
dc.date.accessioned2021-05-13T18:22:50Z-
dc.date.available2021-05-04-
dc.date.available2021-05-13T18:22:50Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationMELLO, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de. O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira. 105 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5569-
dc.description.abstractEl presente trabajotuvo como objetivo general elanálisis y comprensióndelplan de carrera de losprofesionales de laeducación infantil delmunicipio de Arroio Grande, identificando sus limitaciones, su impacto eneldesempeño docente y eldesarrolloprofesional, buscando una reflexión crítica sobre estos documentos y procesos, proponiendo alternativas de transformación. Y como objetivos específicos, lareflexión y el diálogo sobre elDesarrolloProfesional de los docentes de primerainfância,analizandoelplan de carrera docente, identificando sus limitaciones y potencialidades, dialogando a través de cartas pedagógicas concompañeros, secretaria de educación y cámara de concejales, sobre elplan de carrera y desarrolloprofesional docente, aportando una reflexión crítica sobre estos instrumentos y proponiendo alternativas de transformación. Se desarrollóenelmunicipio de Arroio Grande con docentes efectivos de laeducación infantil.Se utilizó como metodologíacualitativalainvestigación-acción.Tuvo como principal instrumento lascartaspedagógicas. Enlatrayectoriadel diálogo, eltrabajoresultóen una reflexión entre docentes donde, conanálisis, se ha construidounmetatexto y dirigido a losórganos competentes, ampliando ladiscusión entre losórganos involucrados, trayendo una propuesta de seguimiento para futuros estudios, siendoincluida como propuesta de gobierno para candidatos a alcalde de nuestromunicípio, reafirmando elcompromiso político y estético conlosprofesores de educación infantil delmunicipio de Arroio Grande.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional Docentept_BR
dc.subjectPlano de Carreirapt_BR
dc.subjectCartas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesarrollo Profesional Docentept_BR
dc.subjectPlan de Carrerapt_BR
dc.subjectCartas pedagógicaspt_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Ana Lúcia Souza de-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Freitas, Ana Lúcia Souza de-
dc.contributor.referee3Conceição, Celso Augusto Nunes da-
dc.contributor.referee4Gritti, Silvana Maria-
dc.contributor.referee5Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como o objetivo geral a análise e compreensão do plano de carreira dos profissionais da educação infantil no município de Arroio Grande, identificando suas limitações, seu impacto sobre a atuação docente e o desenvolvimento profissional, visando uma reflexão crítica sobre tais documentos e processos, e propondo alternativas de transformação. E como objetivos específicos a reflexão e o diálogo sobre o Desenvolvimento Profissional Docente dos professores da educação infantil analisando o plano de carreira do magistério, identificando suas limitações e potencialidade, dialogando através de cartas pedagógicas com colegas, secretária de educação, câmara de vereadores sobre o plano de carreira e desenvolvimento profissional docente, proporcionando uma reflexão crítica sobre tais instrumentos e propondo alternativas de transformação. Desenvolveu-se no município de Arroio grande com professores concursados da educação infantil. Utilizou-se como metodologia qualitativa a pesquisa-ação. Teve como principal instrumento as cartas pedagógicas. Na trajetória de diálogo o trabalho traz como resultado a reflexão entre professores onde com análise foi construído um metatexto e endereçado aos órgãos competentes ampliando a discussão entre as instâncias envolvidas trazendo uma proposta de seguimento para estudos futuros, sendo incluído como proposta de governo dos candidatos a prefeito do nosso município, reafirmando o comprometimento político e estético com professores da educação infantil do município de Arroio Grande.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BiancaVergaraGonçalvesTeixeiradeMello2021.pdfBianca Vergara Gonçalves Teixeira de Mello 20216.57 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???