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dc.contributor.advisor1Camargos, Moacir Lopes de-
dc.creatorFigoli, Clarissa Maira D' Angelo-
dc.date.accessioned2021-05-10T20:45:57Z-
dc.date.available2021-05-10-
dc.date.available2021-05-10T20:45:57Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.citationFIGOLI, Clarissa Maira D' Angelo. Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura in[antojuvenil. 85f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5562-
dc.description.abstractEl objetivo de esta investigación es relatar una experiencia con la utilización de la literatura infanto y juvenil en el aprendizaje de la lengua española en la enseñanza fundamental. La generación de datos para la investigación, de carácter cualitativo, ocurrió durante el segundo semestre de 2018 en una escuela de la red pública en la ciudad de Santana do Livramento, RS. Para el trabajo en el aula, compuesta por 12 sujetos, de una clase de 6º año, fueron seleccionadas 4 narrativas de autores latinoamericanos, todos ganadores del premio Niños del Mercosur. Tras una actividad de lectura previa, la profesora (de origen uruguaya) leía en lengua española los textos para los alumnos. Luego, ellos reescribían la narrativa, o sea, recontaban la historia en lengua portuguesa, según pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para el análisis de los datos tomamos las reflexiones de Bajtín (1997) respeto a los géneros discursivos. Los resultados han mostrado que los estudiantes lograron comprender las narrativas escuchadas, produciendo textos que recuperaron los principales elementos narrativos, lo que demostró el potencial de la literatura para el aprendizaje de una lengua adicional. Además, los análisis de las producciones escritas de los alumnos mostraron que ellos han aportado elementos nuevos a las narrativas oídas, o sea, reconstruyeron sus subjetividades por medio de la reescrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectEnseñanza de españolpt_BR
dc.subjectLenguajept_BR
dc.titleAprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Camargos, Moacir Lopes de-
dc.contributor.referee3Giovani, Fabiana-
dc.contributor.referee4Bosco, Débora Cortez-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é relatar uma experiência com a utilização da literatura infanto-juvenil na aprendizagem de língua espanhola no ensino fundamental. A geração de dados para a pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 em uma escola da rede pública na cidade de Santana do Livramento, RS. Para o trabalho em sala de aula, composta por 12 sujeitos, de uma turma de 6º ano, foram selecionados 4 narrativas de autores latino-americanos, todos ganhadores do prêmio Niños del Mercosur. Após uma atividade de pré-leitura, a professora (de origem uruguaia) lia em língua espanhola os textos para os alunos. Em seguida, eles reescreviam a narrativa, ou seja, recontaram a história em língua portuguesa, conforme pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para a análise dos dados tomamos as reflexões de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender as narrativas ouvidas, produzindo textos que recuperaram os principais elementos narrativos, o que demostrou o potencial da literatura para a aprendizagem de uma língua adicional. Além disso, as análises das produções escritas dos alunos mostraram que eles trouxeram elementos novos às narrativas ouvidas, ou seja, reconstruíram suas subjetividades por meio da reescrita.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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