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dc.contributor.advisor1Thier, Roberta Roos-
dc.creatorLima, Carolina Rodrigues Helfstein-
dc.date.accessioned2021-03-30T18:55:52Z-
dc.date.available2021-03-30T18:55:52Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationLIMA, Carolina Rodrigues Helfstein. Level up: mulheres em combate: uma análise sobre a participação feminina na indústria dos games. 2019. 159 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5441-
dc.description.abstractIn Brazil, for four consecutive years, women are the majority among players, which establishes a social change in what has been agreed for years – that videogame’s market was made up only of men. From this finding, we verified the need to observe, in addition to the gamer public, how female participation happens in the games’ industry today, in other areas related to games. Thus, this paper aims to analyze female participation in this market. For a long time, only men had the opportunity to work in the public ambit of society, as a result, they were responsible for the creation and development of various sectors, including the gaming industry. To understand how female participation develops, we used semi-structured questionnaires among seven women working in the industry to verify if there is gender inequality and prejudice against their participation. It was found out that women still face discriminatory situations, often misogynistic, a conjuncture that reflects old social patterns. Even so, they stay on the market, do what they like, and together they come together for a respectful and egalitarian scenario.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectJogadores de videogamespt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.titleLevel up: mulheres em combate: uma análise sobre a participação feminina na indústria dos gamespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2997044849665229pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.contributor.referee2Belochio, Vivian de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4725235461282683pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, há quatro anos consecutivos as mulheres são maioria entre os jogadores, o que estabelece uma alteração social no que foi convencionado durante anos – de que o mercado de videogames era formado apenas por homens. A partir desta constatação, verificamos a necessidade de observar, para além do público jogador, como a participação feminina acontece na indústria dos games atualmente, em outras áreas relacionadas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar a participação feminina neste mercado. Por muito tempo, apenas homens tinham a oportunidade de trabalhar na esfera pública da sociedade, em consequência, eles foram os responsáveis pela criação e desenvolvimento de diversos setores, inclusive, a indústria dos jogos. Para entender como se desenvolve a participação feminina neste cenário, utilizamos questionários semiestruturados entre sete mulheres atuantes na indústria, a fim de verificar se existe desigualdade de gênero e preconceito contra sua participação. Foi apurado que as mulheres ainda enfrentam situações discriminatórias, muitas vezes misóginas, conjuntura que reflete antigos padrões sociais. Mesmo assim, elas permanecem no mercado, fazem o que gostam e juntas, unem-se em prol de um cenário respeitoso e igualitário.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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