???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5342
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Corso, Kathiane Benedetti-
dc.creatorSanguinet, Bruna Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-02-22T18:38:50Z-
dc.date.available2021-02-22T18:38:50Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationSANGUINET, Bruna Rodrigues. O uso do smartphone em sala de aula: a percepção dos professores de uma escola pública de nível médio da cidade de Santana do Livramento-RS quanto aos efeitos do uso do smartphone na aprendizagem de alunos. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5342-
dc.description.abstractThis work had as objective investigate how the use of smartphones in the classroom impact students learning from the teacher's perception. The type research was characterized as exploratory / descriptive with a qualitative approach. Data collection was done through semi-structured interviews. The research presented a theoretical overview with the contribution of several authors in relation to the theme, presenting the advantages and handicaps perceived by them. From the analysis of the teachers reports, as the results of the study, inequalities were found in the responses regarding the guidelines transferred by the school to the educators regarding the release / prohibition of the use of the smartphone in the classroom.The study shows that the distraction affected by the use of smartphones by students during classes is the main negative factor perceived by teachers, at the same time that they realize that technology is here to stay, as well as bringing numerous benefits for the expansion of learning, such as helping pedagogical practices, accessing information in real time, as well as helping group communication with the teacher, provided that students make good use of the device.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSmartphone em sala de aulapt_BR
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectTecnologias das informações móveispt_BR
dc.subjectSmartphone in the classroompt_BR
dc.subjectMobile learningpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.titleO uso do smartphone em sala de aula: a percepção dos professores de uma escola pública de nível médio da cidade de Santana do Livramento-RS quanto aos efeitos do uso do smartphone na aprendizagem de alunospt_BR
dc.title.alternativeThe use of smartphones in the classroom: the perception of teachers at a public high school in the city of Santana do Livramento - RS about the effects of using smartphones on student learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0541535366437976pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.contributor.referee2Bandeira, Marina Valim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1174680986896999pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo investigar como o uso do smartphone em sala de aula impacta a aprendizagem de alunos a partir da percepção dos professores. O tipo de pesquisa caracterizou-se como exploratório/descritiva com abordagem de cunho qualitativo. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada. A pesquisa apresentou um apanhado teórico com a contribuição de vários autores em relação ao tema, apresentando as vantagens e desvantagens percebidas por eles. A partir da análise dos relatos dos professores, como resultados do estudo, percebeu-se discrepâncias nas respostas quanto às orientações transferidas pela escola aos educadores para a liberação/proibição do uso do smartphone em sala de aula. O estudo mostra que a distração acometida pelo uso do smartphone pelos alunos durante as aulas é o principal fator negativo percebido pelos professores, ao mesmo tempo em que percebem que a tecnologia veio para ficar, pois traz inúmeros benefícios para a expansão da aprendizagem, como o auxílio às práticas pedagógicas, acesso à informações em tempo real, além de auxiliar a comunicação do grupo com o professor. Isto tudo, desde que os alunos façam bom uso do aparelho.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bruna Rodrigues Sanguinet - 2020.pdf406.61 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???