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dc.contributor.advisor1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.creatorSimões, Aline Giorgis Santos-
dc.date.accessioned2021-02-22T18:32:55Z-
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2021-02-22T18:32:55Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationSIMÕES, Aline Giorgis Santos. Devir - Fênix : (re) existir para tornar -se outras(s) . 88 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5334-
dc.description.abstractThis Dissertation consistis of movements of thought around the problematic sexual violence as a discursive and non-discursive practice that establishes relations of knowledge power and regimes of truth as devices of governance of bodies and minds and the life of populations, under the aegis of modern conceptions that manufacture categories such as childhood, adolescence, family, body, gender, sexuality, among others that name subjectivities and define normal and abnormal categories. Powers and knowledge that sustain practices in the scientific fields of Psychology and Education. Allied to post-structuralis theories and philosophies of difference I use other conceptual devices to move towards a perspective of educational action inspired by the clinical-poetic psychology of Good-Time and the profane pedagogy of Larrosa. Through a cartographic research I present therhizomatic composition of the meetings and (re)meetings, promoted with the extension Project (Re)Inventing Existences, where territory and different environments were inhabited and moved perceptions and affections about reactive forces that insist on imprisoning bodies and minds to the memories of pain suffered and, at the same time, active forces of indignation and resistance act as a power of vital desire. Hence, it is possible to experience the art of existence in devires phoenix and child women, intense and joyful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência sexualpt_BR
dc.subjectClínicapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPedagogia Profanapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectDevirespt_BR
dc.subjectSexual violencept_BR
dc.subjectPoeticpt_BR
dc.subjectclinicpt_BR
dc.subjectProfane pedagogypt_BR
dc.subjectTrialpt_BR
dc.titleDevir - Fênix : (re) existir para tornar -se outras(s)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Dulce Mari da Silva-
dc.contributor.referee2Oliveira, Gilnara da Costa Correa-
dc.contributor.referee3Yonezawa, Fernando Hiromi-
dc.contributor.referee4Jacondino, Eduardo Nunes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEssa Dissertação constitui-se de movimentos do pensamento em torno da problemática violência sexual enquanto dispositivo de governo dos corpos e mentes e da vida de populações. Práticas discursivas e não-discursivas, relações de poder-saber e regimes de verdade que, sob a égide de concepções modernas, fabricam categorias como infância, adolescência, família, corpo, gênero, sexualidade, entre outras formas de nomear subjetividades e definir categorias normais e anormais. Dispositivos engendrados nos/pelos campos científicos da Psicologia e da Educação. Suspeitar e suspender tais práticas foi o exercício do pensamento que experimentei aliada às teorias pós-estruturalistas e filosofias da diferença ao mover-me em direção a uma perspectiva de atuação educativa inspirada na psicologia clínico-poética de Bom-Tempo e na pedagogia profana de Larrosa. Por meio de uma pesquisa cartográfica compus com mulheres e crianças o Projeto de Extensão (Re)Inventar Existências, onde encontros e (re)encontros aconteceram em diferentes territórios e ambientações. E, nesses, a criação e manifestação de perceptos e afectos em forças reativas às dores sofridas com a violência sexual e forças ativas movidas como potência e desejo de (re)inventar existências foram vividas intensamente. Daí, surge a arte de (re)existir para tornar-se outras, devires mulher fênix.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DISSERTAÇÃO - Aline Giorgis Santos.pdf1.75 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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