???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5319
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.creatorConcilio , Camila de Munhos-
dc.date.accessioned2021-02-11T21:56:53Z-
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2021-02-11T21:56:53Z-
dc.date.issued2020-02-26-
dc.identifier.citationCONCILIO, Camila Munhos de. Design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica: um convite à reflexão sobre raça . 204 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5319-
dc.description.abstractThis study aims to propose the design of a didactic-pedagogical sequence on biological evolution, with a bias to the concept of race, focused on Elementary Education. Design-based research is adopted as a methodology whose guiding principles of design are the use of historical narratives with argumentation, games to simulate the biological processes, the concept of race, collaborative and cooperative work and dialogued classes. The design model used has three phases: preliminary, prototyping and evaluation. In the prototyping phase, the didactic-pedagogical sequence prototype was planned and implementation tests of this prototype were carried out, in which data collection, analysis and evaluation of results were carried out for each test. The participants are 7th grade students from two public schools with different socio-educational realities in the Bagé city, RS. The prototype implementation tests were carried out in the school year 2018. The evaluation of the interventions indicates that: (a) the students bring beliefs about the diversity of living beings that reflect the culture in which they are inserted; (b) the inclusion of sensory resources in the simulations of biological processes used in activities can facilitate the understanding of conceptual notions that are important to understanding the theory of biological evolution; and, (c) the concept of race can contribute in an important way to the formation of non-racist social representations in students. The evaluation of the proposal indicated that: (a) activities are valid in both the cognitive and social dimensions, considering the frequency of responses for the evaluation of activities in the cognitive dimension whose criteria are scientific parameters brought by Biology and, in the social dimension, the ability to develop consistent justifications for the proposed questions, preferably in an ethical and empathic way; (b) the design principles are valid for the sample of tested participants; (c) the students perceived the proposal in a positive way; and (d) adjustments can be made in the proposal design with new cycles of intervention, evaluation and refinements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectSequência didático-pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisa baseada em designpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiological evolutionpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectDidactic-pedagogical sequencept_BR
dc.subjectDesign-based researchpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.titleDesign de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica: um convite à reflexão sobre raçapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee2Pigatto, Aline Grohe Schirmer-
dc.contributor.referee3Freitas , Diana Salomão de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo propor o design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica, transversalizada pelo conceito de raça, voltada ao Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa é a pesquisa baseada em design (design-based research). Os princípios utilizados para o design são o uso de narrativas históricas combinando o uso da argumentação, o uso de simulações de processos biológicos através de jogos, o tema transversal raça, o trabalho colaborativo e cooperativo e a exposição dialogada. O modelo de design utilizado tem três fases: preliminar, prototipagem e avaliação. Na fase de prototipagem, fez-se o planejamento do protótipo de sequência didático-pedagógica e testes de implementação do protótipo com recolha de dados, análise e avaliação dos resultados de cada teste. Os participantes são alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas com diferentes realidades sócio educacionais da cidade de Bagé, RS. Os testes de implementação foram realizados no ano letivo de 2018. A avaliação das intervenções indicam que: (a) os alunos trazem crenças sobre a diversidade dos seres vivos que refletem a cultura em que estão inseridos; (b) a inclusão de recursos sensoriais nos simulacros de processos biológicos utilizados nas atividades pode facilitar a compreensão de noções conceituais que são importantes para o entendimento da teoria da evolução biológica; e, (c) a inserção da temática transversal raça pode contribuir de maneira importante para a formação de representações sociais não-racistas nos alunos. A avaliação da proposta de design indicou: (a) as atividades válidas tanto em sua dimensão cognitiva quanto em sua dimensão social, sendo que para a avaliação das atividades na dimensão cognitiva se verificou a frequência das respostas utilizando como critério os parâmetros científicos trazidos pela Biologia e, na dimensão social, a capacidade de elaborar justificativas coerentes às questões propostas, preferencialmente, de maneira ética e empática; (b) os princípios de design válidos para a amostra de participantes testados; (c) uma percepção positiva dos alunos acerca da proposta; e (d) ajustes na proposta podem ser feitos com novos ciclos de intervenção, avaliação e refinamentos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Camila Concilio 2020.pdf1.78 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Pro. Edu. Camila Concilio 2020 .pdf6.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???