???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5278
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Marta Iris Camargo Messias da-
dc.creatorSoares, João Henrique Mendes-
dc.creatorFreitas, Ricardo da Fonseca dept_BR
dc.date.accessioned2020-11-16T19:33:43Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-11-16T19:33:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES, João Henrique Mendes; FREITAS, Ricardo da Fonseca de. Possibilidades de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência: projeto inclusão em movimento a construção de um sonho. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5278-
dc.description.abstractThis project started from the need to develop research and interventions with people with disabilities in the municipality of Uruguaiana. On a first we were with the executive branch, requesting information on the mapped number of people with disabilities in the most diverse specificities and diagnoses. In a second moment, we were building a theoretical and methodological path that could subsidize the knowledge necessary for interventions with the target audience, concomitantly, we seek partnerships in institutions representing people with disabilities at the municipal and state level. In this search for partnerships, we have mapped the notices national institutions that would provide resources for parasports initiatives, as well as, we researched the deficiencies of the target audience active in the project. We understand that the Uruguaiana campus, called the health campus has an important role in relation to the provision of research, and activities to be offered in the community, living up to its responsibility to assist in the development of the municipality and region. As future undergraduate professionals, we develop these activities at EMEI Cecília Meireles, integrating the school community with activities and encouraging respect for differences and enabling participants to new way of facing their deficiencies and seeking to develop their potential as future athletes. Physical Education has as main body in motion, we believe that we understand inclusion as well starting from the movement could be a possible way for children, young people and adults with disabilities can feel able to know and experience the sport and change and expand your life prospects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectParasportspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectParadesportopt_BR
dc.titlePossibilidades de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência: projeto inclusão em movimento a construção de um sonhopt_BR
dc.title.alternativePossibilities of physical and sports activities for people with disabilities: inclusion project in motion the construction of a dreampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 0723358212511956pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7944956046747727pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7525976996261066pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO presente projeto partiu da necessidade de desenvolvermos uma pesquisa e intervenções com pessoas com deficiência no município de Uruguaiana. Em um primeiro momento estivemos junto ao poder executivo, solicitando informações sobre o número mapeado de pessoas com deficiência nas mais diversas especificidades e diagnósticos. Em um segundo momento estivemos construindo um caminho teórico metodológico que pudesse nos subsidiar dos conhecimentos necessários para as intervenções com o público alvo, concomitantemente, buscamos parcerias nas instituições representativas das pessoas com deficiência em nível municipal e estadual. Nesta busca por parcerias, mapeamos os editais nacionais que possibilitassem recursos para iniciativas do paradesporto, bem como, pesquisamos as deficiências do público alvo atuante no projeto. Entendemos que o campus Uruguaiana, denominado campus da saúde tem um importante papel em relação a oferta de pesquisas, e atividades a serem oferecidas na comunidade, fazendo jus a sua responsabilidade em auxiliar no desenvolvimento do município e região. Enquanto futuros/as profissionais em licenciatura, desenvolvemos estas atividades na EMEI Cecília Meireles, integrando a comunidade escolar as atividades e fomentando o respeito as diferenças e possibilitando aos/as participantes uma nova forma de encararem suas deficiências e buscarem desenvolverem suas potencialidades como futuros/as atletas. A Educação Física tem como principal objetivo o corpo em movimento, acreditamos que entendermos a inclusão também a partir do movimento poderá ser um caminho possível para que crianças, jovens e adultos/as com deficiência possam sentir-se aptas a conhecer e vivenciar o esporte e mudarem e ampliarem suas perspectivas de vida.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JOÃO HENRIQUE MENDES SOARES e RICARDO DA FONSECA DE FREITAS.pdf5.2 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???