???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5263
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, André Luís Silva da-
dc.creatorSouza, Carla Gizeli Borba de-
dc.date.accessioned2020-11-10T19:57:43Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-11-10T19:57:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Carla Gizeli Borba de. Observação e análise da rotina escolar à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científica. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5263-
dc.description.abstractThis article intends to identify didactic possibilities in contexts of Significant Learning and Scientific Literacy, as being able to broaden and reconfigure previously existing ideas in the conception of students and teachers. Structural elements were identified in these theoretical contributions, considered as qualifiers to the teaching-learning processes. Here we present the observation and analysis of an experience lived through the school routine of a 9th grade class of a public Elementary School in the municipality of Caçapava do Sul/RS. A schedule of observations was developed, consisting of five days in alternate weeks. This research has a qualitative methodology, and its results were raised through logbook. The results obtained after an analysis of the didactics used by the teachers observed have a great pedagogical potential for a teaching capable of developing broad understandings, since the students qualify to express their knowledge to capacity teachers and with innovative practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectRotina escolarpt_BR
dc.subjectSignificant Learningpt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectSchool routinept_BR
dc.titleObservação e análise da rotina escolar à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484764475032092pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808253492421363pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoPor meio deste artigo, pretende-se identificar as possibilidades didáticas em contextos da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científica, como sendo capazes de ampliar e reconfigurar ideias previamente existentes na concepção de alunos e professores. Identificaram-se nesses aportes teóricos elementos estruturadores, tidos como qualificadores aos processos de ensino-aprendizagem. Apresenta-se aqui a observação e a análise de uma experiência vivenciada através da rotina escolar de uma turma de 9° ano de uma escola pública de ensino fundamental do município de Caçapava do Sul/RS. Desenvolveu-se um cronograma de observações, composto por cinco dias em semanas alternadas. Esta pesquisa possui uma metodologia qualitativa, e seus resultados foram levantados por meio de Diário de Bordo. Os resultados obtidos após análise da didática utilizada pelos professores observados possuem um grande potencial pedagógico para um ensino capaz de desenvolver compreensões amplas, pois os alunos qualificam-se a expressar seus saberes a partir de professores capacitados e com práticas inovadoras.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Carla Gizeli Borba de Souza - 2018.pdfTrabalho de conclusão de curso apresentada ao programa de Pós - Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.324.55 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???