???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: PIBID e a formaçâo inicial de professores de educação física
metadata.dc.title.alternative: PIBID and the initial training of physical education teachers
Autor(es): Quevedo, Bruna Medina de
Primeiro Orientador: Bergmann, Gabriel Gustavo
Resumo: O presente tem por objetivo investigar quais as repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, a partir do ponto de vista de acadêmicos bolsistas do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNIPAMPA. Atualmente a licenciatura em Educação Física da UNIPAMPA conta com trinta bolsistas de iniciação à docência (ID), dois coordenadores e seis supervisores da educação básica que desenvolvem ações em cinco escolas públicas de Uruguaiana com o objetivo de valorização e fortalecimento do ensino da Educação Física. A coleta de informações deu-se através da realização de entrevistas com os bolsistas ID Educação Física. Neste relato é dado destaque à formação docente baseada na articulação entre universidade e escola, visando à melhoria da qualidade da educação, assim como a inserção dos graduandos em Educação Física na escola possibilitando a troca dos saberes. O Programa beneficia a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que compõem o conhecimento profissional.
Abstract: The purpose of the present study is to investigate the repercussions of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in teacher training, from the point of view of scholarship students from the Physical Education Degree Course at UNIPAMPA. Currently the degree in Physical Education at UNIPAMPA has thirty scholarships for initiation to teaching (ID), two coordinators and six supervisors of basic education who develop actions in five public schools in Uruguaiana with the objective of valuing and strengthening the teaching of Physical Education. Information was collected through interviews with ID Physical Education fellows. In this report, emphasis is placed on teacher training based on the articulation between university and school, aiming at improving the quality of education, as well as the insertion of undergraduate students in Physical Education at school, enabling the exchange of knowledge. The Program benefits the creation of a space for the construction of new knowledge, produced in the relationships between institutions and subjects, integrating the different types of knowledge that make up professional knowledge.
metadata.dc.subject: PIBID
Formação docente
Formação inicial
Educação física
Physical education
Teacher training
Initial formation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: QUEVEDO, Bruna Medina de PIBID e a formação inicial de professores de educação física. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5251
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BRUNA MEDINA DE QUEVEDO.pdf573.95 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???