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dc.contributor.advisor1Carpes, Felipe Pivetta-
dc.creatorPinto , Ariadna Ramos Boldori-
dc.date.accessioned2020-10-29T17:38:22Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2020-10-29T17:38:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINTO, Ariadna Ramos Boldori. Caracterização da prática e lesões em bailarinas realizando ou não treinamento complementar. 12p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5249-
dc.description.abstractIn this study our objective was to describe the characteristics of the practice of Classic Ballet and the occurrence of injuries among dancers performing or not a complementary routine of training in addition to Ballet sessions. The study included 84 women enrolled in Ballet training under similar characteristics. They were organized into two groups: dancers who associate one or more practices and those who only practice the Ballet. The method used to determine the characteristics of the practice and injuries was the Referred Morbidity Survey. The dancer enrolled in other performed strength training 42.8% (n = 12), other dances 25% (n = 7), aerobic training 17.8% (n = 5) and other practices 14.2% (n = 4). A detailed analysis of the results that the anatomical sites more committed with injuries are in the lower limbs more specifically at the ankle and knee. The complementary training seems to reduce chance of injury, as the Ballet dancers who associate another practice to the Ballet training demonstrate a lower number of injuries. This result may on the fact that complementary activities were dedicated to strength gains for most of the dancers. In summary, dancers that perform complementary training show lower risk for injury during Ballet practice which most likely results of the capacity to support the mechanical overload resultant of the practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectBiomecânicapt_BR
dc.subjectJoelhopt_BR
dc.subjectTornozelopt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBiomechanicspt_BR
dc.subjectAnklept_BR
dc.titleCaracterização da prática e lesões em bailarinas realizando ou não treinamento complementarpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of practice and injuries among ballarines performing or not complementary trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4010935045501739pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752530725363240pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoNesse estudo o nosso objetivo foi descrever as características da prática de Ballet Clássico e da ocorrência de lesões em bailarinas que praticam apenas o Ballet e que além do Ballet praticavam alguma modalidade de treinamento complementar. Participaram do estudo 84 mulheres praticantes de Ballet sob condições semelhantes e que foram organizadas em dois grupos: bailarinas que associavam uma ou mais práticas complementares ao Ballet, e as que apenas praticavam o Ballet. O método utilizado para determinar as características da prática e as lesões foi o Inquérito de Morbidade Referida. As bailarinas que mantinham alguma outra prática em paralelo com a dança clássica praticavam treinamento de força 42,8% (n=12), outras danças 25% (n=7), treinamento aeróbico 17,8% (n=5) e outras práticas 14,2% (n=4). Ao fazermos uma análise detalhada das lesões reportadas é possível verificar que o local anatômico onde a predominância dos acometimentos nesse público se dá são nos membros inferiores mais especificamente em tornozelo e joelho. O treinamento complementar parece diminuir a chance de lesões, já que o grupo que não associa outra atividade ao Ballet teve um maior número de lesões. As dançarinas que tinham hábitos de associar outra prática ao Ballet clássico demonstram que o treinamento de força gera benefícios, pois esse tipo de prática faz com que seus praticantes desenvolvam o aumento de força nos membros trabalhados. O treino de força era a atividade com maior índice de prática entre as dançarinas. Em conclusão, as bailarinas que associam uma prática complementar ao Ballet demonstram uma tendência menor em desenvolver lesões, fazendo com que estejam mais preparados para receberem a sobrecarga mecânica oriunda da prática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

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ARIADNA RAMOS BOLDORI PINTO.pdf265.77 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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