Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bergmann, Mauren Lúcia do Araújo-
dc.creatorPaim, Suelen de Souza-
dc.date.accessioned2020-10-29T17:37:30Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-10-29T17:37:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPAIM, Suelen de Souza; ZACHARIAS, Valquiria Beatriz Moraes. Os temas de aula da educação física desenvolvidos nas escolas de Uruguaiana/RS. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5246-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the themes worked by Physical Education teachers in public elementary schools in Uruguaiana / RS. It is a cross-sectional, quantitative and documentary study, the data were obtained by reading the Supervised Internship reports from the final years of Elementary Education of the Physical Education Degree course at Unipampa, in the years 2015, 2016 and 2017 and interviews conducted in 2015. The results indicate that the teachers worked on the theme Collective Sports (96.2%) in the three years - Futsal and Handball being the most worked- followed by the theme Gymnastics and functional or localized exercises that was present in 12 reports (44 , 4%), athletics in 8 reports (29.6%), Games and games in 5 reports (18.5%), anthropometric measurements in 7 reports (25.9%) and food and diets in 1 report (3, 7%). According to the descriptions of the observations in the classes, the procedural contents were mostly prioritized, with most of the class being the game. Thus, we find that sport is the priority theme in Physical Education classes in the municipality of Uruguaiana / RS. From this, we understand that this is an important topic to be developed in school, but the Physical Education class themes should not be limited, since the heritage of body culture is broad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleOs temas de aula da educação física desenvolvidos nas escolas de Uruguaiana/RSpt_BR
dc.title.alternativePhysical education class themes developed in schools in Uruguaiana/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6595285250754964pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6644705302687385pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar os temas trabalhados pelos professores de Educação Física nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Uruguaiana/RS. É um estudo transversal, quantitativo e documental, os dados foram obtidos através de leitura dos relatórios de Estágio Supervisionado dos anos finais do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Unipampa, dos anos de 2015, 2016 e 2017 e de entrevistas realizadas em 2015. Os resultados apontam que os professores trabalharam nos três anos o tema Esportes Coletivos (96,2%) -sendo o Futsal e o Handebol os mais trabalhados- seguido pelo tema Ginásticas e exercícios funcionais ou localizados que esteve presente em 12 relatórios (44,4%), atletismo em 8 relatórios (29,6%), Jogos e brincadeiras em 5 relatórios (18,5%), medidas antropométricas em 7 relatórios (25,9%) e alimentação e dietas em 1 relatório (3,7%). De acordo com as descrições das observações nas aulas foram priorizados majoritariamente os conteúdos procedimentais, sendo a maior parte da aula o jogo. Desta forma, encontramos que o esporte é o tema priorizado nas aulas de Educação Física no município de Uruguaiana/RS. A partir disso, entendemos que este seja um tema importante a ser desenvolvido na escola, mas os temas de aula da Educação Física não devem ser limitados, já que o patrimônio da cultura corporal é amplo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEM PAIM.pdf199.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.