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dc.contributor.advisor1Bergmann, Gabriel Gustavo-
dc.creatorCarrazoni, Gustavo Salgado-
dc.date.accessioned2020-10-27T18:57:25Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2020-10-27T18:57:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARRAZONI, Gustavo Salgado. Educação física e esporte na escola: associação com o nível de atividade física em adultos jovens. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5238-
dc.description.abstractThis study aims to verify the association between the level of Physical Activity (PA) of young adults and the participation in the school Physical Education (PE) classes and school sports teams(SST). The sample consisted of 95 individuals (57 women) with mean age 20.8 ±4.57, graduated in high school in the years 2009, 2012 and 2015, from five schools of the public school system of the city of Uruguaiana / RS. The PA level was measured with the IPAQ, long version, and classified as "sufficiently active" and "insufficiently active". The individuals were also organized in the groups: "Didn't participate in PE" - "Participate in PE with class" - "Participate in PE in Club". For the SST was considered participation in the training of the school team and representation of the school in competitions. We contacted the participants through social networks and a digital instrument was used to collect information. Frequencies (absolute / relative) and 95% confidence intervals (95% CI) were used to describe the information. For associations between participation in PE classes, SST and sociodemographic variables with the PA level, we used Pearson’s chi-square test and linear-by-linear association. Although associations were not statistically significant, those who participated in PE in club format and/or participated in SST had a greater proportion of individuals sufficiently active. These results corroborate with the literature, reinforcing the need for the presence of PE and sports teams in school, since such experiences may contribute to increase the level of PA in early adult life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAdulto jovempt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectYoung adultpt_BR
dc.subjectMotor activitypt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.subjectSocial networkingpt_BR
dc.titleEducação física e esporte na escola: associação com o nível de atividade física em adultos jovenspt_BR
dc.title.alternativePhysical education and sport at school: association with the level of physical activity in young adultspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0474622211862744pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751701952514459pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou verificar a associação entre o nível de Atividade Física (AF) de adultos jovens e a participação nas aulas de Educação Física escolar (EF) e equipes esportivas escolares (EE). A amostra contou com 95 indivíduos (57 mulheres) com idade média de 20,8 ±4,57, formados no ensino médio nos anos de 2009, 2012 e 2015, de cinco escolas da rede pública de ensino de Uruguaiana/RS. O nível de AF foi medido com o IPAQ, versão longa, e classificado em "suficientemente ativo" e "insuficientemente ativo". Os indivíduos foram organizados, ainda, nos grupos: "Não fazia EF" - "Fazia EF em Turma" - "Fazia EF em Clube". Para as EE foi considerada a participação nos treinamentos da equipe escolar e representação da escola em competições. Os participantes foram contatados via redes sociais, e a coleta das informações realizada por instrumento digital. Para descrição das informações foram utilizadas frequências (absolutas/relativas) e intervalo de confiança de 95% (IC95%). Para associações entre participação nas aulas de EF, EE e das variáveis sociodemográficas com o nível de AF, utilizamos os testes Qui-quadrado para heterogeneidade e para tendência. Embora as associações não tenham sido estatisticamente significativas, aqueles que participavam da EF escolar em formato de clubes e/ou participavam das EE tiveram uma maior proporção de indivíduos suficientemente ativos. Tais resultados corroboram com a literatura, reforçando a necessidade da presença da EF escolar e das equipes esportivas na escola, dado que tais vivências podem contribuir para aumentar o nível de AF no início da vida adulta.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

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