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dc.contributor.advisor1Hartmann, Ângela Maria-
dc.creatorMoreira, Simone Beatriz-
dc.date.accessioned2020-10-26T22:15:54Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-10-26T22:15:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOREIRA, Simone Beatriz. O uso de Algeplan em uma turma multisseriada para o estudo de polinômios. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5231-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the interaction between students during the study of polynomials in a multiseriate class during the teaching of Algebra, at a school in the countryside of the municipality of Caçapava do Sul, RS. The intervention promoted the study of polynomials, making use of of Algeplan, by students of the 8th and 9th years of Elementary School during Mathematics classes. For this, an activities was prepared, ranging from understanding the concept of monomials to operations of addition, multiplication and division of polynomials. During the application of the sequence of activities were observed the interactions between the students and recorded their comments, aiming to identify and analyze how the collaboration happened between them as they performed the tasks, as well as their understanding of the content. During the activities, students were more involved and enthusiastic in carrying out the study of algebraic operations. The use of manipulative material facilitated the understanding of the content of polynomials and provided a greater participation of students in the study. It was possible to identify occasions in which 8th year students explained how to solve the situations proposed for 9th grade students, who had already studied this content in the previous year. In general, the students' greatest difficulty was the interpretation of the proposed activities, since they were not accustomed to reasoning using manipulative material, which requires attention and effort to understand what is expected in the.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEscola do Campopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectSchool of the Fieldpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleO uso de Algeplan em uma turma multisseriada para o estudo de polinômiospt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5518431298115029pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar a interação entre alunos durante o estudode polinômios em uma classe multisseriada durante o ensino de Álgebra,em uma escola do campo do município de Caçapava do Sul, RS.A intervenção promoveu o estudo de polinômios, fazendo uso do Algeplan, por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental durante aulas de Matemática.Para tal, foi preparada uma atividades, que abrangeu desde a compreensão do conceito de monômios até operações de adição, multiplicação e divisão de polinômios. Durante a aplicação da sequência de atividades foram observadas as interações entre os alunos e gravados seus comentários, visando identificar e analisar como aconteceu a colaboração entre eles à medida que realizavam as tarefas, bem como sua compreensão do conteúdo. Durante as atividades, observou-se um maior envolvimento e entusiasmo dos alunos em realizar o estudo das operações algébricas. O uso de material manipulável facilitou o entendimento do conteúdo de polinômios e propiciou uma maior participação dos alunos no estudo. Foi possível identificar ocasiões em que alunos do 8º ano explicavam como resolver as situações propostas para alunos do 9º ano, que já tinham estudado esse conteúdo no ano anterior. De um modo geral, a maior dificuldade dos alunos foi à interpretação das atividades propostas, uma vez que não estavam habituados a raciocinar usando material manipulável, o que exige atenção e esforço de compreensão do que é esperado na tarefa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
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Simone Beatriz Moreira - 2019.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.566.96 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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