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dc.contributor.advisor1Bergmann, Gabriel Gustavo-
dc.creatorJalowitzhi, Diana Tonellotto-
dc.date.accessioned2020-10-22T18:37:57Z-
dc.date.available2015-
dc.date.available2020-10-22T18:37:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationJALOWITZHI, Diana Tonellotto. Indicadores antropométricos e de aptidão física: estudo comparativo entre escolares atletas e escolares não praticantes de atividades esportivas. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5228-
dc.description.abstractAnthropometric and physical fitness characteristics are associated with a good sporting performance even during adolescence. The objective of this study was to compare anthropometric indicators and physical fitness of student volleyball players and student without participation in sports activities. The sample comprised 12 student volleyball players and 157 student non-athletes, aged 15-17 years. For the application of anthropometric and physical fitness tests the PROESP-BR battery tests was used. To compare the variables of the two groups we used the nonparametric Mann-Whitney test and the significance level was set at p≤0.05. No statistically significant differences were found (p>0.05) in age and anthropometric indicators between the two groups. Among the components of physical fitness, differences were found (p<0.05) in the flexibility, power of the upper limbs (FMS), power of the lower limbs (IMF) and cardiorespiratory fitness (APCR) all in favor of students athletes compared to students without participation in sports activities. It concludes that participation in competitive sports in schools contributes to the improvement of physical fitness of adolescents. Also that in competitive school volleyball teams technical skills may be more important than anthropometric indicators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectDesempenho atléticopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectVolleyballpt_BR
dc.subjectAthletic performancept_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.titleIndicadores antropométricos e de aptidão física: estudo comparativo entre escolares atletas e escolares não praticantes de atividades esportivaspt_BR
dc.title.alternativeAnthropometric and physical fitness indicators: a comparative study between schoolchildren athletes and schoolchildren who do not practice sports activitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8161226411091246pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751701952514459pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoCaraterísticas antropométricas e de aptidão física estão associadas a um bom desempenho esportivo inclusive durante a adolescência. O objetivo deste estudo foi comparar indicadores antropométricos e de aptidão física de escolares atletas de voleibol e escolares não praticantes de atividades esportivas. A amostra contou com 12 escolares atletas de voleibol e 157 escolares não atletas, com idades de 15 a 17 anos. Foi utilizada a bateria de testes do PROESP-BR para a aplicação dos testes antropométricos e de aptidão física. Para a comparação entre as variáveis dos dois grupos foi utilizado o teste não-paramétrico Mann-Whitney e o nível de significância adotado foi de p≤0,05. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) em relação à idade e indicadores antropométricos entre os dois grupos. Entre os componentes da aptidão física foram encontradas diferenças (p<0,05) apenas nas variáveis de flexibilidade, potência de membros superiores (FMS), potência de membros inferiores (FMI) e aptidão cardiorrespiratória (ApCr) todas a favor dos escolares atletas em comparação aos escolares não praticantes de atividades esportivas. Conclui-se que a participação em modalidades esportivas competitivas no âmbito escolar contribui para o aprimoramento da aptidão física de adolescentes. Ainda, que em equipes escolares competitivas de voleibol as habilidades técnicas talvez sejam mais importantes do que indicadores antropométricos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

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