???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4923
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Márcio André Rodrigues-
dc.creatorAlves, Roger Fabiano Pacheco-
dc.date.accessioned2020-04-09T16:54:36Z-
dc.date.available2020-04-06-
dc.date.available2020-04-09T16:54:36Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationALVES, Roger Fabiano Pacheco. Invenção de mundos como dispositivo complexo de aprendizagem: cartografia de uma (trans)formação docente. 159 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4923-
dc.description.abstractThe present work arises from the search for strategies for mobilizing attention in the learning process and how the invention of worlds as a complex learning device can contribute to this objective. In order to articulate the theoretical foundations of this strategy with the empirical field, we held a workshop aimed at teachers from the early years of elementary school who use the invention of worlds in the classroom, in a context in which science teaching occurs in an indissociable way from other areas. In addition, we seek to organize the theoretical foundations that support the complex learning devices and, in particular, the invention of worlds, as a way of contributing to the future work of the research group of the Sacci Network (Knowledge Network Articulating Science, Creativity and Imagination) ), who work with such interventionlearning strategies. As an educational product, we have created an introductory set of clues about the Invention of Worlds for teachers who do not yet know this device. Finally, among the results of the research, we highlight the attentional power of the cartographic method as an intervention strategy in the classroom, especially the use of the logbook and attentional modes as resources to produce teachers and student researchers of their own practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDispositivos complexos de aprendizagempt_BR
dc.subjectInvenção de mundospt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectDiário de bordopt_BR
dc.subjectComplex learning devicespt_BR
dc.subjectInvention of worldspt_BR
dc.subjectAttentionpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectLogbookpt_BR
dc.titleInvenção de mundos como dispositivo complexo de aprendizagem: cartografia de uma (trans)formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Márcio André Rodrigues-
dc.contributor.referee2Corrêa, Guilherme Carlos-
dc.contributor.referee3Kreutz, José Ricardo-
dc.contributor.referee4Hartmann, Ângela Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho surge a partir da busca por estratégias para a mobilização da atenção no processo da aprendizagem e de que maneira a Invenção de Mundos como dispositivo complexo de aprendizagem pode contribuir para este objetivo. A fim de articular os fundamentos teóricos desta estratégia com o campo empírico, realizamos uma oficina voltada a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que utilizam a Invenção de Mundos em sala de aula, em um contexto em que o ensino de ciências ocorre de forma indissociada às demais áreas. Além disso, buscamos organizar os fundamentos teóricos que embasam os dispositivos complexos de aprendizagem e, em específico, a Invenção de Mundos, como forma de contribuir para os futuros trabalhos do grupo de pesquisas da Rede Sacci (Rede de Saberes Articulando Ciência, Criatividade e Imaginação), que trabalham com tais estratégias de intervenção-aprendizagem. Como produto educacional, elaboramos um conjunto introdutório de pistas sobre a invenção de mundos para professores que ainda não conhecem este dispositivo. Finalmente, dentre os resultados da pesquisa, destacamos a potência atencional do método cartográfico como estratégia de intervenção em sala de aula, especialmente o uso do diário de bordo e dos modos atencionais como recursos para produzir professores e estudantes pesquisadores de sua própria prática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS_Roger_Alves_2020.pdf2.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Prod_Edu_Roger_Alves_2020.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???