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dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorMartini, Vanessa Vilagrand-
dc.date.accessioned2020-03-09T12:10:41Z-
dc.date.available2020-03-06-
dc.date.available2020-03-09T12:10:41Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationMARTINI, Vanessa Vilagrand. Violência contra a mulher em uma abordagem discursiva nas aulas de língua portuguesa em São Gabriel - RS. 99 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4901-
dc.description.abstractThe construction of the dissertation was motivated by concerns about the pedagogical practice and the explored theme, with this we seek to build a proposal of pedagogical intervention from the discourse analysis about violence against women, in order to enable the student-subjects to reflect critically on the subject and lead them to assume the author position in their reading and writing gestures. As a theoretical assumption, we joined the Discourse Analysis from a materialist perspective, approaching authors such as Pêcheux (1995), Orlandi (1996), Fernandes (2017), among others. From this, we gathered a file of readings and elaborated a Discursive Didactic Unit, with reading / writing activities, which, besides promoting authorship, aimed at positioning the teacher through controversial pedagogical discourse. These activities around violence against women generated an event organized by ninth grade students, who staged skits representing situations of harassment and prejudice against women and read texts produced in class on the theme, with a view to awareness of the school community regarding the proposed theme. With this research we realize that by positioning themselves through controversial pedagogical discourse the subject-teacher creates polysemic reading conditions favorable to a discursive reading, with this the student-subjects can develop their creativity and criticality, by assuming the position of authors in their own. singular interpretation gestures, so these activities make Portuguese language teaching more meaningful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógico polêmicopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectViolence against womenpt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectControversial pedagogical discoursept_BR
dc.titleViolência contra a mulher em uma abordagem discursiva nas aulas de língua portuguesa em São Gabriel - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carolina-
dc.contributor.referee2Morais, Kátia Vieira-
dc.contributor.referee3Vinhas, Luciana Iost-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA construção da dissertação foi motivada por inquietações em relação à prática pedagógica e ao tema explorado, com isso buscamos construir uma proposta de intervenção pedagógica a partir da análise do discurso sobre a violência contra a mulher, a fim de possibilitar os sujeitos-alunos a refletirem criticamente sobre o tema e levá-los a assumirem a posição-autor em seus gestos de leitura e escrita. Como pressuposto teórico, filiamo-nos à Análise de Discurso de vertente materialista, abordando autores como Pêcheux (1995), Orlandi (1996), Fernandes (2017), entre outros. A partir disso, reunimos um arquivo de leituras e elaboramos uma Unidade Didática Discursiva, com atividades de leitura/escrita, que além de promover a autoria, visava que o professor se posicionasse através do discurso pedagógico polêmico. Essas atividades em torno do tema violência contra a mulher geraram um evento organizado pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que encenaram esquetes representando situações de assédio e preconceito contra as mulheres e leram textos produzidos em aula sobre o tema, tendo em vista, a conscientização da comunidade escolar em relação a temática proposta.Com essa pesquisa, percebemos que, ao posicionar-se através do discurso pedagógico polêmico, o sujeito-professor cria condições de leitura favoráveis à leitura polissêmicas que é mais adequada na perspectiva, com isso os sujeitos-alunos podem desenvolver sua criatividade e criticidade, ao assumirem a posição de autores em seus gestos de interpretação singulares. Logo essas atividades tornam o ensino de Língua Portuguesa mais significativo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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