???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4884
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.creatorSantos, Chaiana Costa dos-
dc.date.accessioned2020-02-28T16:11:05Z-
dc.date.available2020-02-28-
dc.date.available2020-02-28T16:11:05Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationSANTOS,Chaiana Costa dos.Recursos didáticos no ensino de matemática: acessibilidade de alunos com transtorno do espectro autista. 40 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4884-
dc.description.abstractThis paper makes important considerations for the inclusion and construction of meaningful knowledge for autistic children through planning and teaching strategies. Showing that there is not a single way to be considered for the teaching of mathematics, because there are several resources and proposals that the educator can appropriate for their practice, based on their experience and knowledge of their students so that learning actually occurs. Therefore, the objective is to point out ways in which teachers working in the mathematics discipline can include autists in this learning process. The adopted methodology has an action research approach, through the observations and difficulties presented by a child with Autistic Spectrum Disorder. This study was developed in the second semester of 2019, and was attended by an autistic student of the 5th grade of Elementary School in a Bagé Municipal School. Being the specialized educational attendance (AEE) held in a special School of Education in the same municipality. The study participant, male, 11 years old, was diagnosed with Asperger's Syndrome. In the work carried out in 8 meetings, pedagogical interventions were made by teaching the 04 mathematical operations using resources adapted to the teaching of mathematics. It was found that the boy obtained learning of mathematical operations, thus verifying the importance of using these resources in cases where the child has learning difficulties. Thus we developed and applied Teaching Resources in the Mathematics discipline with a student with Autistic Spectrum Disorder in Specialized Care, achieving success in the results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos Adaptadospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAdapted Resourcespt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.titleRecursos didáticos no ensino de matemática: acessibilidade de alunos com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa-
dc.contributor.referee2Aragon, Dionara-
dc.contributor.referee3Lindner, Luciana Teixeira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz considerações importantes para que haja inclusão e a construção de conhecimentos significativos para crianças autistas por meio de planejamentos e estratégias de ensino. Mostrando que não existe um único caminho a ser considerado para o ensino de matemática, pois são vários os recursos e propostas que o educador pode se apropriar para sua prática, embasado na sua experiência e conhecimentos dos seus educandos para que a aprendizagem ocorra de fato. Portanto, o objetivo é apontar meios pelos quais os professores que atuam na disciplina de matemática possam incluir os autistas nesse processo de aprendizagem. A metodologia adotada tem como abordagem pesquisa-ação, por meio das observações e dificuldades apresentadas por uma criança com Transtorno do Espectro Autista. O presente estudo foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, tendo como participante um aluno autista do 5° ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Bagé. Sendo o atendimento educacional especializado (AEE) realizado em uma Escola de Educação especial no mesmo município. O participante do estudo, do sexo masculino, idade de 11 anos, sendo diagnosticado com a Síndrome de Asperger. No trabalho realizado em 8 encontros, foram feitas intervenções pedagógicas por meio do ensino das 04 operações matemáticas fazendo uso de recursos adaptados para o ensino de matemática. Constatou-se que o menino obteve aprendizado das operações matemáticas, verificando-se assim a importância de serem usados estes recursos em casos em que a criança apresenta dificuldades na aprendizagem. Desse modo desenvolvemos e aplicamos Recursos Didáticos na disciplina de Matemática com um aluno com Transtorno Espectro Autista no Atendimento Especializado, obtendo êxito nos resultados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
tcc Chaiana Costa.pdf981.25 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???