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dc.contributor.advisor1 | Hartmann, Diego Arthur | - |
dc.creator | Escobar, Vitor Chervenski | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T14:18:55Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T14:18:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.identifier.citation | ESCOBAR, Vitor Chervenski. Comparação de desempenho de mistura SMA efetuada com asfalto modificado por borracha utilizando agregados do município de Alegrete e concreto asfáltico. Orientador: Diego Arthur Hartmann. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4874 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work was to analyze the performance, through the properties of modulus of resilience and tensile strength of samples of asphalt mixtures of type SMA (Stone Matrix Asphalt), or made of aggregates of the Municipality of Alegrete, following AASHTO MP 8-02 / 12.5mm requirements. To assist in this analysis, considerations from the references on the MR / RT relationship were used. First the aggregates (Los Angeles abrasion, absorption and specific weight) were characterized and then, with these stone materials, molded SMA specimens with rubber asphalt, mixed with DNIT stipulated particle size (Range C) using the same type of binder. asphalt and samples extracted from an asphalt plant, located in the city of Caçapava do Sul and operated by the Company LCM Construção e Comércio, classified in DNIT C-strip and with CAP 50/70. Marshall dosing was employed in the volumetric characterization of the mixtures to determine the optimal content of the designed mixtures. After these steps, the performance of the SMA was compared to the two other mixtures under study, and also to the results obtained by Junges (2017) in the RT and MR tests applied to the mixed and molded asphalts in the laboratory (framed in Strip C using 50/70 and aggregates from the same deposit as the other types of asphalts elaborated in this work), thus revealing the real improvement in their use. Regarding the runoff, the SMA mixture with rubber asphalt proved to be optimal according to the Schellemberg test, governed by EN 12697-18. For tensile strength, the values for SMA mixtures were lower than those for mixtures in the “C” range. For the MR / RT ratio, which indicates durability in asphalt mixtures the results indicate better SMA mix performance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Mistura asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Agregados (Materiais de construção) | pt_BR |
dc.subject | Borracha | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.subject | Asphalt mix | pt_BR |
dc.subject | Aggregates (Building materials) | pt_BR |
dc.subject | Rubber | pt_BR |
dc.title | Comparação de desempenho de mistura SMA efetuada com asfalto modificado por borracha utilizando agregados do município de Alegrete e concreto asfáltico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho teve por objetivo analisar o desempenho, através das propriedades de módulo de resiliência e resistência à tração de amostras de misturas asfálticas do tipo SMA (Stone Matrix Asphalt), ou “Matriz Pétrea de Asfalto”, realizadas com agregados do Município de Alegrete, seguindo requisitos da norma AASHTO MP 8-02/12,5mm. Para auxiliar nessa análise foram utilizadas considerações das referências bibliográficas sobre a relação MR/RT. Primeiramente foram caracterizados os agregados (abrasão Los Angeles, absorção e peso específico) e então, com estes materiais pétreos, moldados corpos de prova de SMA com asfalto borracha, de mistura com granulometria estipulada pelo DNIT (Faixa C) utilizando o mesmo tipo de ligante asfáltico e de amostras extraídas de usina de asfalto, localizada no município de Caçapava do Sul e operada pela Empresa LCM Construção e Comércio, enquadrada na Faixa C do DNIT e com CAP 50/70. Foi empregada a dosagem Marshall na caracterização volumétrica das misturas, para a determinação do teor ótimo das misturas projetadas. Após estas etapas foi feita a comparação do desempenho do SMA diante das duas outras misturas em estudo, e também aos resultados obtidos por Junges (2017) nos ensaios de RT e MR aplicados aos asfaltos misturados e moldados em laboratório (enquadrados na Faixa C com utilização de CAP 50/70 e agregados oriundos da mesma jazida dos outros tipos de asfaltos elaborados laboratorialmente neste trabalho), revelando assim a real melhoria na sua utilização. Quanto ao escorrimento a mistura SMA com asfalto borracha se mostrou ótima conforme o ensaio de Schellemberg, regido pela norma EN 12697-18. Para a resistência à tração os valores para as misturas SMA se mostraram inferiores aos das misturas enquadradas na Faixa “C”. Para a relação MR/RT, que indica durabilidade em misturas asfálticas os resultados indicam melhor desempenho da mistura SMA. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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Vitor Chervenski Escobar - 2019.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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