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dc.contributor.advisor1Kosteski, Luis Eduardo-
dc.creatorSilva, Mayara Delonzek Toledo da-
dc.date.accessioned2020-02-27T14:16:54Z-
dc.date.available2020-02-27T14:16:54Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.citationSILVA, Mayara Delonzek Toledo da. Análise da resistência à tração do concreto utilizando o LDEM no ambiente ABAQUS. Orientador: Luis Eduardo Kosteski. 2019. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4869-
dc.description.abstractWhen the knowledge of concrete tensile strength is needed, the most common practice is to use indirect tests to achieve a certain value, since these tests are simpler than the direct tensile tests. Besides, with the growing of technology, numerical models for structural analysis have been started to become more relevant, highlighting the necessity of studies to develop this field. Taking this into account, this current study aims to verify if the conditions found in the direct tensile, splitting and flexural tensile tests can be reproduced numerically when applying Lattice Discrete Element Method (LDEM), implemented by Abaqus. The inputs, used in the models, were obtained through the experimental tests. Initially there were made a simulation for the uniaxial compression in concrete cylinders with 100 mm diameter and 200 mm height to gauge the model. There were used a material with variable proprieties, following a Weibull distribution. After that, there were made simulations of direct tensile, splitting and flexural tensile tests. There were used samples of, respectively, 25 mm x 100 mm x 400 mm prismatic, cylindrical of 100 mm diameter and 200 mm height and 100 mm x 100 mm x 400 mm prismatic. The numerical results presented a certain agreement with the experimental studies. The tests of uniaxial compression and splitting tensile had maximum tensions and fault mechanism very close from the practical tests. However, the simulations of direct tensile and flexural tensile need more work and adjustment to obtain a higher representativity of field results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectMétodo dos Elementos Discretospt_BR
dc.subjectMétodo dos Elementos Finitospt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectDiscrete Element Methodpt_BR
dc.subjectFinite Element Methodpt_BR
dc.titleAnálise da resistência à tração do concreto utilizando o LDEM no ambiente ABAQUSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoQuando se faz necessário o conhecimento da resistência à tração do concreto é comum utilizar ensaios indiretos para chegar a tal valor, já que esses ensaios são mais simplificados que o de tração direta. Além disso, com o crescente avanço da tecnologia, modelos numéricos para análise estrutural começam a ganhar força, evidenciando que se faz necessário estudos para desenvolver este campo. Levando isso em conta, o presente trabalho visa verificar se as condições encontradas nos ensaios de tração direta, tração por compressão diametral e tração na flexão conseguem ser reproduzidas numericamente aplicando o Método dos Elementos Discretos formado por barras (LDEM) implementado dentro do ambiente Abaqus. Os parâmetros de entrada para os modelos utilizados nos testes foram obtidos através de ensaios experimentais realizados em período anterior ao início deste trabalho. Inicialmente foi realizada a simulação do ensaio de compressão axial em cilindros de concreto com diâmetro de 100 mm e altura de 200 mm para calibrar o modelo. Foi utilizado um material com propriedades variáveis, seguindo uma distribuição de probabilidades tipo Weibull. Então foram simulados os ensaios de tração direta, tração por compressão diametral e tração na flexão. Os corpos de prova utilizados foram, respectivamente, prismáticos de 25 mm x 100 mm x 400 mm, cilíndricos de 100 mm de diâmetro e 200 mm de altura e prismáticos de 100 mm x 100 mm x 400 mm. Os resultados numéricos apresentaram certa concordância com os estudos experimentais, sendo que dois deles, compressão axial e tração por compressão diametral, tiveram as tensões máximas e o mecanismo de falha muito próximos dos testes práticos. Já para as simulações de tração direta e tração na flexão nota-se que o modelo ainda precisa ser trabalhado e ajustado para se obter uma maior representatividade dos resultados de campo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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