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dc.contributor.advisor1Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.creatorRamires, Jéferson Souza Brito-
dc.date.accessioned2020-02-27T13:04:25Z-
dc.date.available2020-02-20-
dc.date.available2020-02-27T13:04:25Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.citationRAMIRES, Jéferson Souza Brito. Práticas músico - educativas de participantes dos grupos musicais da Fazenda Esperança, de Bagé / RS. 43 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4846-
dc.description.abstractThis work aimed to understand the music-educational practices of participants from the musical groups of the therapeutic center for drug addiction Fazenda Esperança, in Bagé / RS. The specific objectives were: 1) to reveal the reasons for the creation of musical groups at Fazenda Esperança; 2) to know how residents choose the musical groups in which they participate; 3) to investigate the forms of musical teaching and learning that occur in groups; 4) to analyze the impacts of involvement with musical practices on the recovery path of residents. The research, with qualitative approach and theoretical perspective since the Sociology of Musical Education (SOUZA 2000; 2004), used as data collection instrument the semi- structured interview with six participants of Fazenda Esperança therapeutic center. Results have shown that some music group participants, bringing previous knowledge of a particular musical instrument, teach other residents and each member is also encouraged to explore other musical instruments available at the treatment center. The musical practices are fostered in that context as a motivation for the recovery from drug addiction. Making music, permeated by religious issues - as Fazenda Esperança is an evangelical oriented institution - provides a new way for residents to introduce themselves to the world. Through music, they get support to stay in treatment against drug addiction and to seek resocialization. I also highlight the important role of music for these subjects with regard to the affections and new bonds of friendship that are constituted through music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDependência química e músicapt_BR
dc.subjectPráticas músico-educativas em centros terapêuticospt_BR
dc.subjectMúsica e drogadiçãopt_BR
dc.subjectChemical dependence and musicpt_BR
dc.subjectMusic-educational practices in therapeutic centerspt_BR
dc.subjectMusic and drug addictionpt_BR
dc.titlePráticas músico - educativo de participantes dos grupos musicais da Fazenda Esperança, de Bagé / RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.contributor.referee2Sant’Anna, Cynthia Fontella-
dc.contributor.referee3Schmeling, Agnes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou compreender as práticas músico-educativas de participantes dos grupos musicais do centro terapêutico para a dependência química Fazenda Esperança, de Bagé/RS. Os objetivos específicos foram: 1) revelar os motivos para a criação de grupos musicais na Fazenda Esperança; 2) conhecer como os internos escolhem os grupos musicais dos quais participam; 3) investigar as formas de ensino e aprendizagem musicais que ocorrem nos grupos; 4) analisar os impactos do envolvimento com as práticas musicais na trajetória de recuperação dos residentes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com perspectiva teórica desde a Sociologia da Educação Musical (SOUZA 2000; 2004), utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com seis participantes daquele centro terapêutico. Resultados mostraram que alguns participantes dos grupos musicais, trazendo conhecimentos anteriores em determinado instrumento musical, ensinam outros residentes e cada integrante é também incentivado a explorar outros instrumentos musicais disponíveis no centro de tratamento. As práticas musicais são fomentadas naquele contexto como forma de motivação para a recuperação da drogadição. O fazer musical, perpassado pelas questões religiosas – já que se trata de uma instituição com orientação evangélica –, proporciona uma nova forma de os residentes se apresentarem ao mundo. Por meio da música, conseguem suporte para manter-se em tratamento contra a dependência química e buscar a ressocialização. Também destaco a importante função da música para esses sujeitos no que diz respeito aos afetos e novos laços de amizade que são constituídos através da música.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
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