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dc.contributor.advisor1Silva, João Pablo Silva da-
dc.creatorAmorim, Naihara Sousa-
dc.date.accessioned2020-02-27T13:00:40Z-
dc.date.available2020-02-27T13:00:40Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationAMORIM, Naihara Sousa. DAP: Diagnostic Assistance Process em melhoria de processo de software. Orientador: João Pablo Silva da Silva. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4844-
dc.description.abstractThe software market is increasingly competitive, requiring organizations to address issues related to time, cost, product quality, and customer satisfaction. There are several methods and models that are used to support the MPS initiatives. A important phase for the process improvement, regardless of the approach or model adopted, is the Diagnosis. Diagnosis aims to carry out assessments focused on process performance according to business objectives. During the Diagnosis, it is possible to identify the current state of the organization’s processes and the desired future state. Hence, it is possible to guide improvement plans driven by business objectives. The assessments results are documented and reported to the improvement team, allowing the process evolution planning. According to a RSL, the Diagnosis phase still is carried out in an ad hoc manner, regardless of the organization model or size. The RSL results revealed that there is no a well-defined process for Diagnosis phase. Based on this, we propose in this work the DAP, a process for performing diagnosis in MPS. DAP seeks to increase diagnostic efficiency and effectiveness and support the consultant regardless of their experience. To support the development of DAP, we used a process modeling tool based on BPMN. Finally, the process was evaluated through an interview with an MPS specialist. After the evaluation was performed, the results were analyzed, weaknesses resolved and opportunities for improvement addressed as future work. The evaluation generated evidence that the DAP reached its objectives, optimizing and supporting the diagnosis of MPS, providing the necessary support for the consultants and respecting the work already used by professionals in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectMelhoria de processo de softwarept_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectSoftware developmentpt_BR
dc.subjectSoftware process improvementpt_BR
dc.titleDAP: Diagnostic Assistance Process em melhoria de processo de softwarept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ecar, Miguel da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO mercado de software está cada vez mais competitivo, exigindo que as organizações tratem dos problemas relacionados a prazo, custo, qualidade dos produtos e satisfação de seus clientes. Há diversos métodos e modelos que são utilizados para apoiar as iniciativas de Melhoria de Processo de Software (MPS). Uma fase importante do processo de melhoria, independente da abordagem ou modelo adotado, é o Diagnóstico. O Diagnóstico tem o objetivo de realizar avaliações focadas no desempenho dos processos, baseadas nos objetivos de negócio. Durante o Diagnóstico é possível identificar o estado atual dos processos da organização e o estado futuro desejado, orientando os planos de melhoria de acordo com os objetivos de negócio. Os resultados da avaliação são documentados e reportados à equipe de melhoria, permitindo o planejamento da evolução dos processos. Segundo uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fase de Diagnóstico ainda é executada de maneira ad hoc, independentemente do modelo ou tamanho da organização. A RSL revelou que não há um processo bem definido para a fase de Diagnóstico. Com base nisso, propõem-se neste trabalho o Diagnostic Assistance Process (DAP), um processo para realização de diagnóstico em MPS. O DAP busca apoiar ao consultor com um grau mínimo de experiência. Para apoiar o desenvolvimento do DAP, utilizou-se uma ferramenta de modelagem de processos baseada em Business Process Model and Notation (BPMN). Por fim, o processo foi avaliado através de uma entrevista com especialista em MPS. Após a execução da avaliação, os resultados foram analisados, os pontos fracos resolvidos e as oportunidades de melhoria endereçadas como trabalho futuro. A avaliação gerou evidências que o DAP atingiu seus objetivos, otimizando e apoiando a realização de diagnóstico em MPS, oferecendo o suporte necessário para os consultores e respeitando a forma de trabalho já utilizadas pelos profissionais da área.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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