Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4810
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de Mello e-
dc.creatorPortella, Ben - hur Martins-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:33:08Z-
dc.date.available2020-02-18-
dc.date.available2020-02-27T12:33:08Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationPORTELLA, Ben -hur Martins.Uma proposta de objeto educacional digital para o ensino de cinemática. 51 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4810-
dc.description.abstractThe present work proposes the development of a gamified Digital Learning Object for teaching kinematics, within the scope of physics, considering the theoretical bases of a gamified strategy in teaching and the current context of the brazilian Education in terms of the students motivation. Thereby, this work aims to describe the construction of that Digital Learning Object (wich is a digital platform) taking these theoretical bases, besides providing some clarification regarding the gamification in teanching and associated concepts. A revision in national literature is made on similar works, and also it is provided a general outline of the project's structure so the reader will have a better understanding of the final product. Then, a description of the methodologies used during the develoment of the project is discussed. This development has extended by two semesters in 2019 and consisted of constructing the platform, analysing students profile for wich the platform is made for and, afterwards, getting some feedback from teachers and students in Physics course at UNIPAMPA (Bagé) about it’s quality. Lastly, analysis made about the evaluation done on the platform are shown, and the considerations had by the author about the results obtained with the project's development, among which stands out the demonstrated potential by the project to its application in academic classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectGamificação no ensinopt_BR
dc.subjectCriação de objeto educacional digitalpt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectGamification in teachingpt_BR
dc.subjectCreation of digital learning objectpt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.titleUma proposta de objeto educacional digital para o ensino de cinemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de Mello e-
dc.contributor.referee2Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee3Martins, Márcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe o desenvolvimento de um Objeto Educacional Digital gamificado para o ensino de cinemática, dentro do âmbito da física, tendo em vista as bases teóricas fundamentadas no princípio da gamificação de estratégias pedagógicas, bem como o contexto atual da Educação brasileira em termos de motivação dos estudantes para com os estudos. Com isso, o trabalho tem por objetivo embasar e descrever a construção desse Objeto Educacional Digital (o qual se trata de uma plataforma digital), além de fornecer alguns esclarecimentos a respeito da gamificação no ensino e de conceitos associados. É feita uma revisão da literatura nacional em busca de trabalhos similares, e também um delineamento da estrutura geral do projeto para que o leitor tenha melhor compreensão do mesmo. Em seguida são brevemente descritas as metodologias utilizadas durante o desenvolvimento do projeto, processo este que compreendeu os dois semestres de 2019, envolvendo a construção da plataforma propriamente dita, a análise do perfil dos estudantes para os quais a plataforma é destinada e a avaliação desta, sendo que esta última foi realizada por alunos e professores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Pampa - campus Bagé. Por fim são expostas análises feitas acerca da avaliação realizada sobre a plataforma e também as considerações tidas pelo autor no que tange aos resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto, dentre as quais se destaca o potencial demonstrado pelo projeto para a sua aplicação em turmas acadêmicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc_benhur_martins_portella_2019.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.