???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4805
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.creatorLopes , Letícia Padula-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:26:50Z-
dc.date.available2019-02-17-
dc.date.available2020-02-27T12:26:50Z-
dc.date.issued2019-11-04-
dc.identifier.citationLOPES, Letícia Padula. Elaboração e Avaliação de uma História em Quadrinhos de Ficção Científica sobre Matéria Escura e a Estrutura da Ciência: Uma Proposta Executada no Planetário da Unipampa. 88 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4805-
dc.description.abstractThis is a Course Conclusion Paper presented to the Unipampa Physics Degree Course and aims to elaborate and evaluate a science fiction comic book that has in its narrative the structure of science proposed by Lakatos that defined the Scientific Research Programs. and how science evolves through scientific revolutions. In the comic book the dark matter theme was treated and two different research programs were confronted, one that considers the negative mass and dark energy described by the cosmological model ΛCDM and another that considers dark photons with magnetic monopolies that interact electromagnetically through a dark magnetic flux. unlike bright photons. Students received the comic at the planetarium and read it before attending the “Ghost of the Universe” summit session that deals with dark matter and provides some detection alternatives using particle accelerators. Multiple choice questions were elaborated based on the VOTS questionnaire, designed to evaluate conceptions about the concepts involving science and technology. From the questionnaire a quantitative analysis was made. The students showed understanding about what science is and that it is constantly changing and evolving, but it was not possible to know if they were motivated to research on frontier subjects such as dark matter.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectPlanetáriopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectMatéria escurapt_BR
dc.subjectSci-fipt_BR
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.subjectScientific divulgationpt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.subjectphysicspt_BR
dc.subjectDark matterpt_BR
dc.subjectPlanetarypt_BR
dc.titleElaboração e Avaliação de uma História em Quadrinhos de Ficção Científica sobre Matéria Escura e a Estrutura da Ciência: Uma Proposta Executada no Planetário da Unipampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kimura , Rafael kobata-
dc.contributor.referee1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.contributor.referee2Kimura , Rafael Kobata-
dc.contributor.referee3Irala , Cecília Petinga-
dc.contributor.referee4Martins , Marcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste é um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Física da Unipampa e tem como objetivos elaborar e avaliar uma história em quadrinhos de ficção científica que tenha em sua narrativa a estrutura da ciência proposta por Lakatos que definiu os Programas de Pesquisa Científica e como a ciência evolui através das revoluções científicas. Na HQ foi tratado o tema matéria escura e foram confrontados dois programas de pesquisa distintos, um que considera a massa negativa e a energia escura descritas pelo modelo cosmológico ΛCDM e outro que considera fótons escuros com monopolos magnéticos que interagem eletromagneticamente através de um fluxo magnético escuro diferentemente dos fótons luminosos. Os alunos receberam a HQ no planetário e efetuaram a leitura da mesma antes de assistir a sessão de cúpula “O Fantasma do Universo” que trata da matéria escura e traz algumas alternativas de detecção utilizando aceleradores de partículas. Foram elaboradas perguntas de múltipla escolha baseadas no questionário VOTS, feito para avaliar concepções acerca dos conceitos que envolvem ciência e tecnologia. A partir do questionário foi feita uma análise quantitativa. Os alunos mostraram entendimento sobre o que é ciência e que ela está em constante mudança e evolução, porém não foi possível saber se eles foram motivados a pesquisar sobre temas de fronteira como a matéria escura.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Letícia Lopes 2019.pdf5.29 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???