???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4736
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorDias, Guédulla de Senna-
dc.date.accessioned2020-01-30T12:34:42Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2020-01-30T12:34:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDIAS, Guédulla de Senna. Análise das diferentes representações do conceito de função identificadas em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4736-
dc.description.abstractLearning the concept of function is essential for students, given its importance in solving everyday problems, other areas of knowledge and mathematics itself. Considering the importance of the concept of function and seeking to understand aspects related to its teaching, this research has as its guiding question: How a collection of mathematics textbooks, approved by the National Textbook Program - PNLD / 2017, for the years Elementary school students approach the concept of function? To this end, we seek theoretical grounding in research on the development of algebraic thinking and on the process of teaching and learning function, especially on the different representations of this concept. The methodological option is a qualitative research in the form of document analysis based on the source of data production, ie a collection of textbooks. The data analysis concluded that the collection of textbooks implicitly addresses the concept of function in the 6th, 7th and 8th grades, as the authors only explicitly present this concept in the 9th grade. Moreover, it was observed that the authors of the textbook collection do not address situations that allow students to understand the articulation between the fields of mathematics. Regarding the different representations of the concept of function, it was found that pattern / generalization is the most explored in all years, but most situations do not require students to generalize in algebraic representation, ie most require only identification of a pattern. It was found that it is in the 9th grade, when the different representations of the concept of function are most explored. It was found that the most explored algebra dimension is the equation, which ends up not favoring a teaching that articulates fundamental equations and functions for the development of algebraic thinking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento Algébricopt_BR
dc.subjectFunçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAlgebraic Thinkingpt_BR
dc.subjectFunctionpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleAnálise das diferentes representações do conceito de função identificadas em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653272012962222pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem do conceito de função é essencial para estudantes, dada a importância deste na resolução de problemas de cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria matemática. Considerando a importância do conceito de função e buscando compreender aspectos relacionados ao seu ensino, esta pesquisa, tem por questão norteadora: De que forma uma coleção de livros didáticos de Matemática, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2017, para os anos finais do Ensino Fundamental aborda o conceito de função? Para tal, busca-se fundamentação teórica nas pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico e sobre o processo de ensino e aprendizagem de função, em especial, acerca das diferentes representações deste conceito. A opção metodológica é de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental em função da fonte de produção de dados, ou seja, uma coleção de livros didáticos. A análise dos dados permitiu concluir que a coleção de livros didáticos aborda o conceito de função de forma implícita no 6º, 7º e 8º anos, pois os autores só apresentam este conceito explicitamente no 9º ano. Além disso, observou-se que os autores da coleção de livros didáticos não abordam situações que permitam aos estudantes perceber a articulação entre os campos da Matemática. Em relação as diferentes representações do conceito de função, verificou-se que padrão/generalização é a mais explorada em todos os anos, porém a maioria das situações não exige dos estudantes a generalização na representação algébrica, ou seja, a maioria requer apenas a identificação de um padrão. Identificou-se que, é no 9º ano, quando são mais exploradas as diferentes representações do conceito de função. Verificou-se que a dimensão da Álgebra mais explorada é a equação, o que acaba não favorecendo um ensino que articule equações e funções fundamental para o desenvolvimento do pensamento algébrico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Guédulla de Senna Dias - 2019.pdf2.21 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???