???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4616
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Elisabete de Avila da-
dc.creatorLima, Roberto Lopes-
dc.date.accessioned2019-10-24T19:45:16Z-
dc.date.available2019-10-24-
dc.date.available2019-10-24T19:45:16Z-
dc.date.issued2018-07-17-
dc.identifier.citationLIMA, Roberto Lopes. Contextualizando o ensino de química com o tema cosmético por meio de uma proposta de sequência didática. 77 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4616-
dc.description.abstractCosmetics are preparations made up of synthetic or natural substances and are used in external parts of the human body. They are widely used for embellishment.The aim of our research was to develop a didactic sequence involving cosmetics to introduce organic functional groups in a 3rd year class at “Escola Estadual de Ensino medo e Técnico Frei Plácido in Bagé. Our idea was to divide the topic into three stages that were applied during 8 hours.In the first stage, there was a short introduction in cosmetics and organic functional groups, we applied a questionnaire and afterwards a short summary relating cosmetics to chemistry was discussed in class. Afterwards during the second stage, organic functional groups containing nitrogen and/or oxygen were revised and examples of compounds present in cosmetics were presented. At the end of each class we discussed examples and explained the problems associated with their use in cosmetics. In the final stage we tested the students progress by applying a short test over the content presented. After the conclusion of our work we could observe that our approach induced curiosity among the students by relating a subject from their day-to-day life to organic chemistry and that they showed a significant increase of knowledge comparing the results of the questionnaire and test before and after the classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectCosmeticspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.titleContextualizando o ensino de química com o tema cosmético por meio de uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee1Silva, Elisabete de Avila da-
dc.contributor.referee2Cruz, Valéria de Souza-
dc.contributor.referee3Sinks, Udo Eckard-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoCosméticos são preparações constituídas de substâncias sintéticas ou naturais e são utilizadas em partes externas do corpo humano. Eles são amplamente utilizados pela população para o embelezamento. Este trabalho resulta de uma proposta de Sequência Didática para contextualizar o ensino de química orgânica com a temática Cosméticos, dando ênfase para as funções orgânicas. O trabalho foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Frei Plácido, com uma turma de 3º ano do ensino médio. Para o desenvolvimento da proposta foram utilizadas 08 horas/aula, divididas em três etapas. Na primeira, ocorreu a problematização inicial, onde foi aplicado um questionário e discutido um texto sobre o tema. Na segunda etapa abordou-se a organização do conhecimento, onde os alunos estudaram por meio de uma revisão cada uma das funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas com suas funções, exemplos presentes nas mesmas de alguns cosméticos e, após o estudo de cada aula foi realizado um debate sobre o tema, como se dava a aplicação dos produtos, quais eram os riscos, etc. A última etapa foi a aplicação do conhecimento, onde aplicou-se uma avaliação sobre todo o conteúdo e trabalho desenvolvido. Após a aplicação da sequência didática, conclui-se que a proposta provocou nos alunos um maior interesse nas aulas, que participassem do processo de aprendizagem contando suas vivências e suas percepções, tivessem uma evolução conceitual e maior conhecimento sobre o tema trabalhado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Roberto Lopes.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???